Notícias

Cine Inclusão apresenta de forma virtual e gratuita curta metragens protagonizados ou dirigidos por idosos

18 out 2021 às 16:49

A terceira edição do festival Cine Inclusão apresenta 24 filmes em curta metragem realizados ou protagonizados por pessoas com mais de 60 anos de idade ou que discutem temas relacionados à terceira idade como amor, sexo, memórias e abandono. O festival acontece entre os dias 18 e 24 de outubro. O evento é totalmente online e gratuito, e pode ser acessado neste link


Nesta edição, a homenageada é a atriz Ruth de Souza (1921-2019), primeira mulher negra a protagonizar uma novela e que completaria 100 anos em 2021. Para celebrá-la, o festival vai exibir o curta-metragem 

A Mãe e o Filho da Mãe, dirigido por Luiz Antonio Pilar. 


O filme será exibido nesta segunda-feira (18), a partir das 18h. Após a exibição do filme, haverá uma live com a participação do diretor do curta e com o biógrafo da atriz, Ygor Kassab.


Outro filme selecionado foi o curta A volta para casa, de Diego Freitas, com Lima Duarte no papel principal. A produção, que rendeu a Freitas o prêmio de melhor diretor, trata do tema do abandono e das lembranças na velhice. Confira aqui o trailer do filme. 


O Cine Inclusão é composto por duas mostras. A Mostra Competitiva, que exibirá 16 curtas que têm como tema a terceira idade ou apresentam idosos como protagonistas. Nessa mostra, o público vai eleger os três melhores filmes. 


Um dos destaques é o curta Acende a Luz, dirigido por Paula Sacchetta e Renan Flumian, que trata sobre o sexo na terceira idade. Na Mostra Melhor Idade, serão exibidos oito obras realizadas por diretores ou diretoras com mais de 60 anos de idade.


A curadoria do festival é do cineasta Victor Fisch e da pesquisadora Luciana Rossi. Além da exibição de filmes, o festival promove também a oficina online Desmitificando as Redes Sociais para a Terceira Idade, que será ministrada pela professora Daniele Foltran. 


A oficina pretende orientar os participantes sobre como utilizar e otimizar o uso do celular e das redes sociais. A programação, a inscrição para a oficina e o acesso aos filmes são feitos pelo site do evento.

Continue lendo