Pesquisar

Canais

Serviços

Rita de Cassia Solieri Brandt Braga
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Veja como participar!

Com o tema "Bichos do Paraná", Centro Juvenil de Artes Plásticas abre 3º Concurso de Desenho

Redação Bonde com AEN
21 out 2021 às 16:30
Continua depois da publicidade

Para homenagear o cantor João Lopes, que morreu em 2020, o Centro Juvenil de Artes Plásticas definiu que "Bichos do Paraná" seria o tema de seu Concurso Paranaense de Desenho, que chega agora à sua terceira edição. As inscrições já estão abertas e vão até dia 16 de dezembro. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A ideia é que os participantes pesquisem e descubram figuras paranaenses importantes de diversas áreas, mostrando o valor e o orgulho de ser paranaense.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


"Eu não sou gato de Ipanema; Sou bicho do Paraná", cantava João Lopes, refletindo sobre a saudade que sentia em seu "exílio" voluntário em busca da vida de artista. No começo da década de 1980 a canção foi usada em uma campanha publicitária e se tornou um ícone do Estado, posteriormente regravada por diversas bandas e cantores.


Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico, como "Oil Man" ou a "Mulher da Cobra", dois destaques de Curitiba.


Para Luiz Gustavo Vidal, diretor do Cjap (Centro Juvenil de Artes Plásticas), a intenção com este tema é destacar as personalidades do Paraná, a pesquisa na escola e na sala de aula. “Queremos que os participantes busquem referências, seja no espaço, seja nas personalidades, para falar um pouco sobre a identidade e a geografia do nosso Estado", diz.

Continua depois da publicidade


Ele acrescenta que "o ato de criação do desenho, por si só, traz uma grande reflexão visual. Lembrando que interpretar uma imagem é tão importante quanto ler e escrever".


Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. 


A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.


Inscrições – A lista com os inscritos será divulgada no dia 17 de dezembro. Em fevereiro de 2022 serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.


Para se inscrever os interessados devem preencher os formulários linkados abaixo:

Categoria Infantil – 08 a 12 anos. 

Categoria Juvenil – 13 a 17 anos.


Acesse AQUI o regulamento completo.

Confira os catálogos dos concursos anteriores.

Continue lendo