O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou pelo Twitter nesta quarta-feira (10) uma consulta aos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre a nova data para realização das provas - adiadas por causa da pandemia de Covid-19. Os inscritos poderão responder à consulta entre os dias 20 e 30 de junho. "Cada um poderá votar individualmente em sua Página do Participante”, destacou Weintraub.
TAXA
O anúncio da consulta coincide com o último dia para quitar a taxa de inscrição do Enem 2020. Quem não atendeu aos critérios de isenção e não fez o pagamento deverá gerar a GRU Cobrança (Guia de Recolhimento da União) na Página do Participante, no valor de R$ 85, e pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reforça o alerta para que os participantes fiquem atentos ao horário e às regras dos correspondentes bancários.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Também devido às medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus, o MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep, garantiu a gratuidade da taxa de inscrição aos 4,8 milhões de participantes que se enquadraram nos requisitos para a isenção. O reconhecimento foi assegurado de ofício, sem a necessidade de um pedido formal.
A edição 2020 do Enem recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas. Na sexta-feira (12), serão divulgados os resultados para as solicitações de atendimento especializado. A publicação é individual na Página do Participante e, para casos de indeferimento, o Inep abrirá o prazo de 15 a 19 de junho para interposição de recurso.