Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
UEL e governo

Convênio para manter Colégio de Aplicação e CEIS da UEL é renovado

Redação Bonde com Agência UEL
19 dez 2018 às 17:01

Compartilhar notícia

- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Paraná renovou o convênio com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) para a manutenção das atividades na Educação Infantil, Ensino Fundamental (inclusive do primeiro ao quinto ano), além do Ensino Médio e profissionalizante (Curso Técnico de Enfermagem) no Colégio de Aplicação. O termo de convênio foi assinado nesta terça-feira (18) pela secretária estadual de Educação do Paraná, professora Lúcia Cortez, depois de extensas negociações mantidas entre a UEL e o governo durante todo o segundo semestre deste ano. A informação foi tornada pública nesta terça a noite pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho, durante cerimônia de formatura da Educação Infantil, realizada no campus da UEL.


Segundo o reitor, o termo de renovação do convênio garante a estrutura de pessoal, e repasse de recursos financeiros para a escola até 2022. Esta renovação dará tranquilidade aos estudantes, professores e servidores que atuam na escola pelo próximos quatro anos, garantindo a continuidade das atividades com qualidade e estabilidade. "Estamos falando de uma escola pública que possui tradição em Londrina, e que se diferencia por ter a chancela da UEL na área pedagógica e acadêmica", resumiu Sérgio Carvalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em meados do ano passado, o Colégio de Aplicação da UEL ocupou o noticiário depois que o governo estadual divulgou que não renovaria o convênio com a universidade, pois considerava que a manutenção do Ensino Fundamental era de responsabilidade dos municípios. Na época, o governo acabou renovando o convênio para 2018, acenando que a partir de janeiro de 2019 seria necessário rediscutir a parceria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Início em 24 de março

UEL aprova calendário de graduação para 2025

Imagem de destaque
Nova pesquisa

Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude

Imagem de destaque
Financiamento estudantil

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta

Imagem de destaque
Times Higher Education

UEL, UEM, UEPG e Unioeste sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino


De acordo com a diretora geral do Colégio de Aplicação, professora Tania da Costa Fernandes, do Departamento de Educação da UEL, a falta de definição entre a universidade e a Secretaria de Educação do Paraná provocou grande instabilidade na escola, considerada uma das referências em educação pública na região. O colégio tem hoje 240 professores, pedagogos e servidores que atuam nos setores operacional, administrativo e acadêmico. A escola atende 1550 estudantes divididos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, além do Curso Técnico de Enfermagem. Os alunos ocupam uma infraestrutura dividida em quatro locais: na Rua Piauí (centro de Londrina); uma unidade de Educação Infantil no campus; e dois Centros de Educação Infantil, um no Campus Universitário e outro próximo ao HU (Hospital Universitário), na zona leste.


Ainda conforme a diretora geral, com a formalização do convênio entre UEL e Estado, a Secretaria de Educação manterá parte dos professores, repassando recursos financeiros e demais verbas para manutenção e custeio, semelhante a qualquer unidade da rede pública. Caberá à UEL, por meio de parceria, administrar e gerenciar pedagogicamente e administrativamente a escola, bem como a indicação do diretor geral.

"Para nós, o colégio representa um grande laboratório de investigação, de experimentação e de desenvolvimento de técnicas pedagógicas e de pesquisa para estudantes e professores. Além de um amplo campo para desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão", afirma a diretora. Ela lembra ainda que a prorrogação do convênio é resultado de um esforço da comunidade da UEL, dos estudantes e profissionais que atuam no Colégio de Aplicação, além da comunidade local que se mobilizou em reuniões que ressaltaram a qualidade do ensino e da formação dos alunos. "Estas mobilizações foram materializadas em atitudes da reitoria e da direção da escola que resultaram na renovação do convênio para os próximos quatro anos", finalizou a diretora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo