Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Dia da Escola, em meio à pandemia, expõe novos desafios e oportunidades para alunos e professores

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 mar 2021 às 17:35
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia da Escola, celebrado nacionalmente nesta segunda-feira (15), traz uma nova perspectiva sobre educação. A pandemia transformou a rotina dos estudantes, dos professores e demais profissionais que trabalham diariamente para que crianças, jovens e adultos se mantenham interessados em estudar. Com as atividades presenciais suspensas em muitas escolas, o modelo de aulas virtuais já faz parte da rotina. Divididos pelas telas, dependendo da conexão com a internet, a dinâmica entre alunos e professores apresenta a cada dia exemplos de determinação e resiliência.


A professora Viviane Souza Cruz é um desses casos. Ela leciona para alunos da rede pública municipal na cidade de Wenceslau Braz, no norte pioneiro do Paraná. A docente é uma das representantes do projeto Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que recebe apoio do Sebrae. O objetivo principal da iniciativa é levar conceitos que promovam a educação empreendedora desde cedo nos alunos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Presencialmente, isso era feito com aulas sobre criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência, entre outros. Em 2020, a professora teve que aplicar esses conceitos e readaptar as aulas e projetos para o formato online. E o resultado é surpreendente.

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking


"Tradicionalmente, nós recolhemos material reciclável, fazemos produtos com eles e vendemos em uma Feira de Empreendedorismo. Com a pandemia, repensamos e fizemos uma cartilha virtual com os produtos. Dessa forma, conseguimos alcançar diversas pessoas da cidade que compraram online. Os alunos conseguiram concluir seus projetos e no final ainda aprenderam sobre tecnologia, inovação, e-commerce. Foi uma aula sobre digitalização dos negócios”, relembra Viviane. A professora chama atenção para o engajamento dos alunos na iniciativa. Segundo ela, conforme as aulas iam acontecendo, eles iam demonstrando mais interesse.

Publicidade


"Cerca de 90% dos estudantes participam de um jeito ou de outro. É muito interessante, porque quando comecei o projeto eu perguntei para eles o que eles sonhavam em ser e muitos não tinham metas definidas. Hoje em dia já possuem sonhos. A educação empreendedora tem esse poder de despertar sonhos nas pessoas. Acho um espetáculo essa preocupação do Sebrae em incentivar desde cedo o empreendedorismo”, afirma.


Wenceslau Braz é um dos 34 municípios atendidos pelo programa Educação Empreendedora no norte do Paraná. A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, informa que, no ano passado, 53 mil crianças participaram das atividades de forma online, o maior número comparado com outras regiões do Estado. "Por causa da pandemia, tivemos que readequar a metodologia e foi um grande desafio para os professores. Cada um desenvolveu formas próprias de trabalhar o empreendedorismo com os alunos e Wenceslau Braz foi um dos destaques”, conta.

Para dar suporte aos educadores em um ano de tantas mudanças e adaptações, Alesandra afirma que o Sebrae/PR levou aos educadores não só a metodologia do Jepp, mas também outras opções de formação por meio de lives e da plataforma de EAD (Educação a Distância) do Sebrae. "Fizemos um circuito online de educação que teve na live de encerramento a participação do professor Mario Sergio Cortella”, destaca. A consulta lembra ainda que as crianças também receberam gibis para, de forma lúdica, exercitarem o comportamento empreendedor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade