Você não precisa ser um economista para ter saúde financeira. No Brasil, onde a educação financeira não faz parte do currículo escolar, o desafio é grande para boa parte da população. Organizar a renda, despesas, os investimentos e saber a forma com que o dinheiro está sendo gasto é importante para não viver no vermelho. O planejamento mensal garante segurança e possibilita que os planos estabelecidos sejam realizados. Veja dicas para pôr em prática a organização das finanças pessoais:
Organize suas financias em planilhas
Registrar os ganhos, os gastos e possíveis despesas adicionais com saúde, lazer e emergência é uma tarefa importante. E as planilhas financeiras estão aí para te ajudar a desenvolver este novo hábito. Ao passar a visualizar esses valores, você começa a ter uma base de como o dinheiro que recebe tem sido gasto e o que precisa cortar e priorizar. Caso não tenha familiaridade com o excel, já existem diversos aplicativos de controle e organização financeira. Se você é avesso a computadores, outra forma de se organizar é anotando em uma caderneta tudo relacionado às suas finanças, como salário, seus gastos fixos, gastos eventuais, despesas adicionais e afins.
Renegocie as dívidas
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Pessoas que têm muitos gastos adquirem dívidas indesejadas. Negociar é a palavra de ordem. Se a sua dívida é com as financeiras de cartão de crédito, o pagamento à vista pode lhe beneficiar com descontos e taxas de juros menores. Estabelecer prazos e estratégias são passos fundamentais para que a dívida seja quitada e ainda sobre algum dinheiro no final de tudo. Estabeleça suas prioridades e comece pelas dívidas de maior valor.
Controle o cartão de crédito
Para quem quer uma vida financeira organizada, a utilização do cartão de crédito pode ser um obstáculo. Compras parceladas realizadas com os cartões podem ser verdadeiras bolas de neve, por conta dos juros altos. Para solucionar esse problema, prefira o pagamento de uma única vez, se possível, e não ultrapasse o limite cedido pela credora do cartão.
Confira mais do site Educa Mais Brasil.