A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte abre nesta quarta-feira (3) o processo de Consulta para o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio. A consulta estará disponível do dia 03 ao dia 28 de fevereiro, para receber contribuições de toda a comunidade. A mudança do Ensino Médio é fruto da Lei Federal nº 13.415/2017, e acontece em todo o país.
O Novo Ensino Médio terá implementação de forma gradual, iniciando em 2022, e é uma nova proposta de ensino e aprendizagem para os jovens que vão cursar esta etapa.
O principal objetivo da nova proposta é promover um ensino mais significativo, em que o estudante seja protagonista da própria aprendizagem e que veja na escola um meio de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. A intenção é que os estudantes possam escolher, entre diferentes alternativas de percursos, o caminho de formação que mais se adequa ao seu projeto de vida.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
O que muda - O Novo Ensino Médio conta com algumas mudanças centrais. Em primeiro lugar, o processo de ensino-aprendizagem passa a ser composto por duas etapas: uma constituída pelos conhecimentos da Formação Geral Básica, que são comuns a todos os estudantes, e outra etapa composta pelos Itinerários Formativos.
As duas etapas são obrigatórias, mas os Itinerários Formativos são de livre escolha pelo estudante, que poderá se aprofundar em uma das quatro Áreas do Conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, ou ainda realizar uma formação técnica e profissional.
Outra mudança é sobre o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover o desenvolvimento do estudante nas dimensões física, intelectual, cultural, social e emocional. Desta forma é estimulada a autonomia e protagonismo, para a construção de um projeto de vida e a realização de escolhas pessoais e profissionais.
Por fim, o Novo Ensino Médio prevê a ampliação da carga horária, que passa de 800 horas por ano para 1.000 horas por ano. Com isso o Ensino Médio terá um total de 3.000 horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica e 1.200 para a realização dos Itinerários Formativos.
Consulta para o referencial - O Referencial Curricular é o documento de referência obrigatória para que sejam formulados os currículos de todas as redes e escolas do Sistema Estadual de Ensino. É este documento que estabelece o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Médio, sendo muito importante que a comunidade escolar participe do seu processo de construção.
Para participar basta acessar a página da Consulta à Comunidade a partir de quarta-feira (03). Lá estão disponíveis todos os materiais para consulta, além de vídeos explicativos e formulários para registrar participação.