Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Guarani e Kaingang

Estudantes indígenas da UEL publicam livro sobre experiências pessoais

José de Arimathéia/Agência UEL
28 abr 2020 às 11:40
- Reprodução/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Um grito de resistência". Assim se define a obra "TETÃ TEKOHA - 'G T', 'G JYKRE TÓ, V'SÓG KI", publicada por 10 jovens indígenas de etnias Guarani e Kaingang, estudantes e egressos da Universidade Estadual de Londrina. Eles integram o projeto "Palavra Indígena", que buscou transformá-los em autores de sua própria História, com relatos em primeira pessoa, estilo próprio e sentimentos pessoais, valorizando sua ancestralidade, identidade e presença nos dois mundos: aldeia e cidade.

O título é composto pelas duas línguas maternas dos autores. "TETÃ TEKOHA" significa "cidade-aldeia" em Guarani; "'G T' 'G JYKRE TÓ V'SÓG KI" é Kaingang e se traduz por "nossa história contada por nós mesmos". Exatamente a tônica do projeto, que surgiu por meio de edital do Programa de Incentivo à Cultura (PROMIC) em 2019, idealizado e coordenado pelas psicólogas Marina Miyazaki Araujo, Vivian Karina da Silva e Flávia Verceze, além da aluna indígena Eliane Cordeiro da Costa. O objetivo do livro foi trazer a história de resistência do povo indígena e contribuir com a trajetória dos estudantes indígenas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os autores partiram então da experiência na Universidade, espaço tanto para adquirir e aprofundar conhecimentos científicos úteis a seu povo, quanto para observar e questionar um processo cultural vertical que torna socialmente invisíveis os indígenas, assim como outros grupos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Foi o que disse, por exemplo, Alexandro Silva (etnia Guarani Nhandewa), um dos autores, e aluno do curso de Ciências Sociais: "São relatos das nossas vivências e percurso na UEL, o que isso implica na nossa vivência indígena na cidade, e como sentimos isso em relação a nossa aldeia, as diferenças, desafios, perspectiva do ser indígena na cidade e na aldeia. Em meio estes relatos também trazemos as memórias dos nossos antepassados. E a cada página escrita é seguida por um grafismo indígena, símbolo da nossa resistência indígena", descreve.

Publicidade


E vai além: "A obra é inédita, pois nós, estudantes da UEL, fomos os primeiros indígenas do meio universitário a escrever um livro durante o percurso universitário, contribuindo assim para a literatura indígena. Ou seja, todos os indígenas são autores", explica.


Voz


Segundo Lizandra Magon de Almeida, diretora editorial da editora Pólen, a proposta foi aceita de imediato, pois trabalha justamente com enfoque na diversidade de temas e autoria. "Essa é a nossa missão: apresentar ao público livros que tragam à discussão a voz de pessoas que têm muito a dizer e nem sempre têm acesso para publicar seus trabalhos", comenta.
Os demais autores são: Ana Lúcia Ortiz Martins, etnia Guarani (Awa Guarani), do curso de Psicologia; Débora Silva, etnia Kaingang (Odontologia); Felipe Zamboni, etnia Guarani Nhandewa (Medicina); Jaqueline de Paula Sabino, etnia Kaingang (formada em Geografia); Rodrigo Luís Tupã, etnia Guarani (Awa Guarani), do curso de Medicina; Uerique Gabriel Matias, etnia Guarani Nhandewa (Educação Física); Valéria Lourenço Jacintho, etnia Guarani Nhandewa (Medicina); Tiago Pyn Tánh Almeida, da etnia Kaingang (Geografia); e Yago Junio dos Santos Queiroz, etnia Fulni-o/Kaingang (formado em Jornalismo).

Ainda não há previsão de lançamento, mas o livro pode ser adquirido no site da editora Pólen . A obra pode ser adquirida avulsa ou em combo com outra de temática indígena. O projeto prevê tiragem de 200 exemplares e distribuição em escolas das aldeias do Paraná e bibliotecas. A Secretaria de Cultura de Londrina receberá 10% do total.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade