Notícias

Faça uma tour virtual pelo The Met, em Nova Iorque

02 abr 2020 às 11:30

Para quem gosta de sair e conhecer lugares novos frequentemente, passar grandes períodos em casa pode ser uma tarefa complicada. Para tornar o momento de quarentena pelo qual o mundo passa menos difícil, vários museus ao redor do mundo estão oferecendo a possibilidade de conhecer as suas instalações virtualmente. A experiência é única, além de ser uma ótima forma de complementar o planejamento da próxima viagem, que inclui a pesquisa de passagens aéreas e a organização de possíveis roteiros e passeios para realizar durante a visita.

O Metropolitan Museum of Art, conhecido simplesmente como The Met, é um importante museu de arte localizado na cidade de Nova York. Ele foi aberto ao público em 1872, e hoje recebe, em média, 5,2 milhões de visitantes por ano.


Sua coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX é de grande importância histórica e divide espaço com obras da arte antiga grega, romana, egípcia e assírio-babilônica, além da oriental. Todo o acervo é curado por 17 departamentos distintos, sendo cada um deles encabeçado por uma equipe especializada de curadores e estudiosos, assim como seis deles dedicados à conservação e um dedicado exclusivamente à pesquisa científica


Para permitir que o público tenha acesso ao seu espaço, mesmo sem sair de casa, o museu lançou o projeto The Met 360°, que conta com seis vídeos curtos mostrando as galerias e salas de maneira nunca antes vista. Para apreciar cada parte, é possível pausar o vídeo e utilizar o mouse para "girar” a tela em 360 graus.


Pelos vídeos, é possível conhecer o Grande Salão, a entrada do museu; os Claustros, parte dedicada à arte e arquitetura da Europa na Idade Média, localizada perto do Rio Hudson; além do Templo de Dendur, o The Met Breuer, o Tribunal Charles Engelhard e a galeria de armas e armaduras.


Fios e proteções de vidro e acrílico foram retirados de várias salas e revelaram uma visão limpa e sem obstáculos de várias obras de arte impressionantes. Observar locais do museu, normalmente tão movimentados, completamente vazios, dá ao visitante uma nova perspectiva.

É possível reproduzir o conteúdo pelo aparelho celular, computador ou utilizando óculos de realidade virtual. Confira no site do museu.


Continue lendo