Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
O primeiro em Pedagogia na UEM

Homem trans defendeu TCC sobre segregação de corpos dissidentes na escola

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 mai 2021 às 14:10
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Numa cerimônia online, na quinta-feira (6) à noite, Daniel Henrique Rodrigues Domene, o primeiro homem transgênero do curso de Pedagogia da UEM (Universidade Estadual de Maringá), defendeu o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Aprovado pela banca examinadora com nota máxima, o estudo se chama "Subjetividade em Travessia: o Preterimento do Corpo Dissidente no Território Escolar” e aborda, por meio do transfeminismo, a existência e sobrevivência de homens trans no campo da Educação, em especial da escola e da própria Universidade.


Daniel foi orientado pelo professor Maddox Cleberson D. Gonçalves e pela professora Lua Lamberti. Docente do DTP (Departamento de Teoria e Prática da Educação), Maddox diz ter sido prazeroso para ele e o graduando terem tido o acompanhamento da professora Lua, "primeira travesti a obter o título de mestra em educação na UEM, agora também doutoranda em Educação”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aprovada em processo seletivo, Lua será docente do curso de Artes Cênicas na instituição. "Essa parceria com uma professora travesti foi crucial para o desenvolvimento do trabalho, pois ampliou nossos olhares para lacunas muito específicas sobre a existência das diferenças”, explica o orientador.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Ele destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa Nudisex, DTP e pelo PPE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da UEM, sob a responsabilidade da professora Eliane Maio, "que vêm abrindo portas para que pessoas como Daniel, Lua e outras consigam acessar a universidade e poder simplesmente conquistar, como qualquer outra pessoa, o seu direito básico de estudar e trabalhar”. Nudisex é o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade de Gênero da UEM.

"Educar as pessoas para as diferenças é um passo difícil que, em tempos como este, vem sendo tomado e comemorado frente a cada conquista. Daniel é um grande homem que abre possibilidades para que outros venham para nossa universidade e sintam-se acolhidos neste espaço”, acrescenta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade