Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira como se inscrever!

Instituição Cinema Nosso oferece cursos online gratuitos para jovens de periferia

Redação Bonde com Agência Brasil
27 set 2021 às 17:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Jovens moradores em periferias de todo o país têm até o dia 5 de outubro para se inscreverem no LAB CN, laboratório de formação online e gratuita em comunicação e cultura digital, promovido pela instituição Cinema Nosso para ajudar brasileiros de 18 a 29 anos de idade a se preparar para o mercado de trabalho.

As entrevistas serão realizadas até 14 de outubro, com a divulgação dos selecionados no dia 15. A aula inaugural está marcada para o dia 18 de outubro, às 18h. As inscrições podem ser feitas no site do Cinema Nosso (acesse aqui) ou no Instagram @cinema_nosso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A coordenadora de Projetos de Juventude do Cinema Nosso, Gabriela Gonçalves, informou que podem participar jovens de todo o território nacional, mas que será dada prioridade a moradores de áreas periféricas. Gabriela disse à reportagem que o objetivo do LAB CN é informar e conectar multiplicadores da área de projetos culturais e projetos sociais. “Os jovens que sejam lideranças ou tenham interesse em estar atuando em projetos culturais ou sociais podem participar dessa formação. O LAB CN tem uma duração longa. Ele começa agora, em outubro, e vai até agosto de 2022”.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


Ciclos - O LAB CN será realizado em três ciclos, dando a oportunidade aos jovens de seguirem as trilhas de programação, marketing digital e audiovisual para redes sociais ou montar a sua própria trilha de aprendizagem. O primeiro ciclo se estenderá de outubro a dezembro de 2021, englobando cursos de lógica de programação; introdução ao marketing digital; e narrativas audiovisuais para redes sociais.

Publicidade


O ciclo dois vai de abril a maio de 2022, com os cursos de programação; marketing de conteúdo; fotografia para redes sociais; e vídeos para redes sociais. Já o terceiro ciclo será realizado de junho a julho de 2022, abrangendo os cursos de realidade aumentada para redes sociais; design gráfico para marketing digital; e criação e técnicas de podcast (programa de rádio pela internet).


No início de agosto de 2022, o Cinema Nosso promoverá um hackaton (maratona de programação), cuja proposta é fazer um grande evento, com duração de 72 horas, onde todos os jovens que passaram pelo processo de formação se juntarão e produzirão algum produto, algum projeto cultural.


Desemprego - De acordo com pesquisa do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), desde o primeiro semestre de 2020 houve um aumento no índice de desemprego entre jovens. Foram entrevistados 34 mil pessoas entre 15 e 29 anos de idade. Os dados mostram que a cada dez jovens, quatro dizem estar desempregado devido à pandemia da covid-19. Apurou-se também que 55% procuram formas de completar a renda familiar e 44% estão fora do mercado de trabalho exercendo alguma atividade remunerada informal por meio de bicos ou atividades sem carteira assinada.


A aluna do Cinema Nosso Suelen Gom disse que quando um curso “parte de uma metodologia voltada para a resolução de problemas reais e criação de soluções sustentáveis, não só para o ambiente, mas para o meio social e financeiro em que o jovem está inserido e para o próprio indivíduo, é mais fácil perceber que podemos solucionar essas questões de forma mais autônoma. Isso nos ajuda a aguçar a visão do todo, a reconhecer potencialidades e formas mais autênticas de se inserir no mercado ou mesmo entender caminhos para empreender”, disse.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade