12/04/21
PUBLICIDADE
Confira!

Levantamento indica conteúdos que mais aparecem no vestibular da UFPR

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Após o adiamento do vestibular por conta da pandemia, a espera de quem se preparou durante todo o 2020 para as provas da UFPR está perto do fim. Houve mais tempo de preparação, mas também mais dificuldade para adaptar a rotina de estudos às mudanças provocadas pela covid-19, como, por exemplo, a substituição de aulas presenciais por atividades remotas.


Mesmo com a alteração de datas, o concurso terá o mesmo formato de edições anteriores e será dividido em duas fases. A primeira, composta pelos cadernos objetivos; a segunda - separada em dois dias para os candidatos que passarem pela etapa inicial - pela redação e pelas questões dissertativas. O processo seletivo inicia no dia 28 de fevereiro, com a aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. Ao todo, os candidatos terão 5h30min para responder a 90 questões.

Para auxiliar os estudantes nessa reta final de preparação à primeira etapa da maratona de provas da UFPR, o pré-vestibular Fleming Medicina realizou um levantamento das últimas oito edições do concurso, que indica os três conteúdos mais incidentes em cada prova. De posse dos dados, os vestibulandos têm a oportunidade de direcionar o reforço da revisão a menos de um mês da aplicação. Confira abaixo:

Língua Portuguesa - A UFPR valoriza bastante a habilidade de interpretação de texto de maneira coerente por parte do candidato. Questões dessa natureza compõem a grande maioria das questões da disciplina.

Interpretação de textos e vocabulário – 64%

Conjunções, pronomes relativos e nexos lógico-semânticos – 14%

Sintaxe de regência e crase – 6%

Literatura - Cada questão da prova de literatura está ligada, direta ou indiretamente, a pelo menos uma obra da lista de leituras obrigatórias. A grande maioria dos itens aborda exclusivamente uma das leituras, e isso pode acontecer de algumas maneiras distintas: interpretação de trechos; contextualização histórica da obra; relacionando a obra com características do(a) autor(a). No restante das questões, a instituição aborda outros assuntos em paralelo. Nelas, é relativamente comum a correlação de duas obras ou períodos literários distintos, suas diferenças ou semelhanças (esses casos foram classificados como "conteúdos diversificados”).

Leituras obrigatórias – 100% (indiretamente) e 65% (diretamente)

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 15%

Literatura: conceitos e definições – 6%

Para o vestibular 2020/2021, as leituras obrigatórias são:

1. O Uraguai, Basílio da Gama

2. Últimos Cantos, Gonçalves Dias

3. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo

4. Clara dos Anjos, Lima Barreto

5. Sagarana, Guimarães Rosa

6. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto

7. Nove Noites, Bernardo Carvalho

8. Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum

Inglês - A prova de Inglês da UFPR tem um foco em questões de interpretação de textos, e na maioria dos casos o texto escolhido para análise é no formato notícia ou reportagem. Outro conteúdo abordado com frequência é o de pronomes.

Interpretação de textos – 81%

Pronomes – 11%

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 8%

Espanhol - As questões de Espanhol seguem a mesma tendência da prova de Inglês, com grande foco em interpretação de textos. Para essa prova, o domínio de vocabulário também costuma aparecer com incidência relevante.

Interpretação de textos – 70%

Vocabulário (tradução, antônimo e sinônimo) – 16%

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 6%

Filosofia e Sociologia - Essas matérias têm um histórico muito recente no vestibular da UFPR: foram aplicadas pela primeira vez apenas em 2018. Somadas, as duas disciplinas totalizam apenas 20 questões em avaliações anteriores, o que inviabiliza a análise por percentuais. As questões de Filosofia e Sociolo­gia são fundamentadas em uma lista de referências bibliográficas divulgadas pela UFPR no seu programa geral de provas, mas vale ressaltar que, de maneira geral, elas adquirem um caráter de conteúdos bastante diversificado. Alguns dos assuntos mais recorrentes até agora foram Epistemologia, Política, Filosofia do Direito e Teoria do Estado.

História - A Idade Contemporânea, em específico dos séculos 20 e 21, é o conteúdo mais cobrado. No contexto da História do Brasil, o período do Brasil Colônia aparece com mais recorrência.

Idade Contemporânea (séc. 20 e 21) – 18%

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 13%

Antiguidade Ocidental – 9%

Geografia - A prova de Geografia da UFPR apresenta uma variabilidade de conteúdos relativamente alta. Noções espaciais e Cartografia aparecem todos os anos.

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 21%

Noções espaciais e Cartografia – 19%

A população e sua dinâmica espacial – 8%

Matemática - Historicamente, as geometrias representam ¼ da prova. Conte­údos de Matemática Básica e de Funções também são vistos com frequência.

Geometrias (plana, espacial e analítica) – 25%

Matemática básica – 17%

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 14%

Biologia - A prova de Biologia costuma apresentar questões de temas bastante variados. Histologia e fisiologia animal são os temas mais perguntados.

Histologia e fisiologia animal – 17%

Ecologia – 12%

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 11%

Química - Reações Orgânicas, Cadeias Carbônicas, e Eletroquímica são os assuntos mais frequentes, mas em número baixo de questões: isso ocorre porque a prova de Química aborda uma ampla variedade de conteúdos distintos. Em algumas das edições anteriores, cada uma das nove questões abordou um assunto diferente, o que pode acontecer novamente.

Conteúdos diversificados (mais de um assunto) – 15%

Reações orgânicas – 10%

Cadeias carbônicas e funções orgânicas – 10%

Eletroquímica – 10%

Física - Assim como as provas de Biologia e Química, a alternância de conteúdos é significativa. Dinâmica e Eletrodinâmica merecem uma atenção especial.

Dinâmica – 15%

Eletrodinâmica – 14%

Termodinâmica - 10%
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Não esqueça!

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

12 ABR 2021 às 17h52
Rede Estadual

Cursos do EduTech têm 140 mil atividades realizadas na primeira semana

12 ABR 2021 às 17h42
Baixe o documento completo!

MEC lança Cartilha de Orientações para Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

12 ABR 2021 às 17h32
Confira a mostra multimídia!

Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual

12 ABR 2021 às 16h56
Entenda

MEC calculará nota de corte do Sisu pelo modelo vigente até 2019

12 ABR 2021 às 16h38
Confira!

Parlamento de Portugal reprova projetos que reduziriam mensalidades para universitários brasileiros

12 ABR 2021 às 16h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados