Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pós-Graduação

Mestrado e Doutorado apresentaram crescimento na última década

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
11 fev 2021 às 14:39
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pós-graduação stricto sensu brasileira (mestrado e doutorado) cresceu 48,6% na última década, segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A oferta passou de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020. Um curso de pós-graduação é destinado para profissionais graduados em nível superior. Existem duas modalidades de curso, a pós-graduação lato sensu, que envolve as especializações e os MBA (Master in Business Administration), e a stricto sensu, que apresenta uma vertente mais acadêmica e científica englobando mestrado e doutorado. A diferença entre elas é o nível do aprofundamento de estudo do aluno durante o curso.


No contexto social em que o mercado de trabalho está competitivo, ter um curso de pós-graduação torna o profissional mais atrativo aos olhos da empresa. O mesmo vale para pessoas em cargos de liderança e gerência, afinal, a pós-graduação contribui para atualizar os conhecimentos, além de trazer outros benefícios como o network.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a formação de pesquisadores e profissionais qualificados com pós-graduação "é fundamental para o desenvolvimento contínuo do conhecimento científico e tecnológico, assim como para o desenvolvimento econômico e social do País”, conforme pontuou presidente da CAPES, Benedito Aguiar, durante a EXPO PG-USP (Feira de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo) realizada no dia 9 de fevereiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


Stricto Sensu ou Lato Sensu - A pós-graduação stricto sensu é voltada para geração do conhecimento, por isso é destinada à formação de docentes, pesquisadores e profissionais com capacidade de liderança e inovação.


Durante o curso de mestrado e de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. Após cumprir as exigências do curso e defender a Dissertação ou Tese, o aluno recebe o título de Mestre ou de Doutor.

O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e, para o doutorado, de 36 a 60 meses. O Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso. Já a pós-graduação lato sensu é oferecida, em sua maioria, pelas universidades. Os cursos possuem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno recebe certificado de especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade