A pós-graduação stricto sensu brasileira (mestrado e doutorado) cresceu 48,6% na última década, segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A oferta passou de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020. Um curso de pós-graduação é destinado para profissionais graduados em nível superior. Existem duas modalidades de curso, a pós-graduação lato sensu, que envolve as especializações e os MBA (Master in Business Administration), e a stricto sensu, que apresenta uma vertente mais acadêmica e científica englobando mestrado e doutorado. A diferença entre elas é o nível do aprofundamento de estudo do aluno durante o curso.
No contexto social em que o mercado de trabalho está competitivo, ter um curso de pós-graduação torna o profissional mais atrativo aos olhos da empresa. O mesmo vale para pessoas em cargos de liderança e gerência, afinal, a pós-graduação contribui para atualizar os conhecimentos, além de trazer outros benefícios como o network.
Além disso, a formação de pesquisadores e profissionais qualificados com pós-graduação "é fundamental para o desenvolvimento contínuo do conhecimento científico e tecnológico, assim como para o desenvolvimento econômico e social do País”, conforme pontuou presidente da CAPES, Benedito Aguiar, durante a EXPO PG-USP (Feira de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo) realizada no dia 9 de fevereiro.
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática
Stricto Sensu ou Lato Sensu - A pós-graduação stricto sensu é voltada para geração do conhecimento, por isso é destinada à formação de docentes, pesquisadores e profissionais com capacidade de liderança e inovação.
Durante o curso de mestrado e de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. Após cumprir as exigências do curso e defender a Dissertação ou Tese, o aluno recebe o título de Mestre ou de Doutor.
O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e, para o doutorado, de 36 a 60 meses. O Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso. Já a pós-graduação lato sensu é oferecida, em sua maioria, pelas universidades. Os cursos possuem duração mínima de 360 horas e, ao final, o aluno recebe certificado de especialista.