02/07/20
19º/LONDRINA
PUBLICIDADE
Confira!

Mostra de Robótica desafia 130 estudantes de escolas públicas e privadas da região

Cerca de 130 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 22 escolas de cinco cidades da região norte do Paraná participam na próxima sexta-feira (22) do 4º Robolon (Mostra Científica e de Automação de Londrina), Projeto de Extensão que tem o objetivo de motivar jovens para o desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia e às Ciências Exatas. Este ano os participantes são de escolas públicas e privadas de Londrina, Cambé, 1º de Maio, Sertanópolis e Rolândia.

Serão apresentados cerca de 50 trabalhos desenvolvidos nos últimos 60 dias em oficinas de robótica. As atividades do Projeto foram coordenadas por professores do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), acompanhadas por acadêmicos do 1º ao 4º ano de graduação, que atuaram como monitores. Este ano, cerca de 40 universitários participaram das oficinas.


Segundo a professora Silvia Galvão, do Departamento de Engenharia Elétrica, a programação do 4º Robolon tem início a partir das 10 horas, no Anfiteatro da Morfologia, com abertura oficial. A mostra dos projetos será realizada a partir das 14 horas, no CTU. Ela explica que a proposta do projeto é proporcionar a oportunidade de aprender ciência exata com motivação, aplicando tecnologias e desenvolvendo o lúdico.

Para a professora, o ensino de qualidade da Matemática e da Física implica em investir diretamente na formação dos professores. "Hoje poucos querem estudar estas áreas exatamente porque a formação é falha", comenta a professora Sílvia, acrescentando que o Robolon busca demonstrar a aplicação concreta de conceitos das ciências exatas.

Um projeto de automação representa a resolução de um problema. Para se chegar à solução é necessário raciocínio lógico a partir do uso da programação, ou seja, aplicando conceitos da matemática. As oficinas coordenadas pelos professores e acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica orientam os estudantes acerca da montagem de protótipos a partir da plataforma Arduino, LEGO Mindstorms e outros microcontroladores.
Agência UEL
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ensino público
Desigualdades e baixo aprendizado são os maiores desafios na educação
02 JUL 2020 às 15h14
Enquete
Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar entidades antes de definir datas
02 JUL 2020 às 10h28
Profissão
Enfermagem: relato de quem abraça a missão de cuidar do outro
01 JUL 2020 às 17h20
Resultado da enquete
Inscritos no Enem querem prova em maio de 2021
01 JUL 2020 às 14h35
Ensino superior
UEL retoma calendário acadêmico com aulas 100% não presenciais
29 JUN 2020 às 18h03
Dispositivo individual
Uerj desenvolve aparelho que detecta carga de coronavírus no ambiente
29 JUN 2020 às 16h09
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados