Estudantes de italiano do Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) da Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) tiveram uma aula diretamente da Itália na tarde de sexta-feira (2). O aulão por Meet teve como professor Silvonei José Protz, diretor do serviço em português da Rádio Vaticano, a emissora do Papa.
A super-aula foi organizada pelo NRE (Núcleo Regional de Educação) de Guarapuava, mas disponível para os demais estudantes de língua italiana do Estado. "Fazemos um aulão por semestre com pessoas nativas dos idiomas ou fluentes neles, sempre buscando que o convidado propicie uma imersão cultural, com aspectos do país, da cidade onde vive, fugindo um pouco do roteiro habitual das aulas”, explica a técnica pedagógica do Celem no NRE, Rosângela Ester Marques Ilivinski.
Natural de Guarapuava, o paranaense trouxe um pouco da história e curiosidades da cidade-estado, sede da Igreja Católica Romana. Radicado há mais de 30 anos em Roma, Silvonei traduz e faz a locução das mensagens do Papa e dirige uma equipe de jornalistas que produz programas em Língua Portuguesa usados por 400 emissoras brasileiras e chegam a outros oito países, entre eles Angola e Moçambique.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
"É muito estranho falar com pessoas da minha cidade em uma língua que não a nossa”, disse Protz com bom humor em italiano no começo do encontro. Depois, questionado por uma aluna sobre a comunicação interna no Vaticano, disse que as pessoas falam em italiano, língua oficial do território, junto com o latim. "É uma pequena Torre de Babel, com mais de 60 nacionalidades, uma riqueza sem tamanho poder conviver diariamente com pessoas de todos os cantos do planeta”, disse o jornalista e também professor universitário, egresso do Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro, de Guarapuava.
"Nos aulões nossos alunos têm a possibilidade de testar a capacidade auditiva e produção oral, pois eles podem fazer perguntas, interagir com o convidado. Isso motiva muito os alunos e ainda desperta o interesse de quem fica sabendo e ainda não faz parte do Celem”, diz Rosângela.
Ao passar por momentos históricos da Igreja e do próprio Vaticano – oficialmente uma cidade-estado desde 1929 a partir do Tratado de Latrão – Protz relatou algumas curiosidades. Uma delas foi sobre o que por aqui conhecemos como "rua de paralelepípedo”. Por lá, esse tipo de pavimento de ruas e calçadas, típico do centro histórico de Roma, é o Sampietrini, chamado assim porque os primeiros foram colocados na Praça de São Pedro. Essa pavimentação com blocos de pedra foi difundida para vários locais, como podemos ver na própria capital paranaense, que até hoje preserva várias dessas ruas.
"Roma é um museu a céu aberto, cada canto tem uma história milenar”, resume Protz, lembrando que a cidade-estado do Vaticano em si é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Mais Aulões - Nesta semana outros aulões estão programados. Nesta segunda-feira (5) à noite, às 19h, acontece o aulão de língua francesa, com um doutorando da Universidade Bernard University, de Lyon. Na sexta (9), um de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ambos organizados pelo NRE Guarapuava.
Na quarta (7), o NRE Maringá promove um aulão de Espanhol direto de Barcelona com a professora Elisenda López Morales, da Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional.
"É uma estratégia que os núcleos utilizam e tem dado bastante resultado. Muitas vezes são feitas aulas invertidas, quando os alunos pesquisam o tema previamente, e às vezes o próprio convidado também prepara algum material”, diz Ronise Feuser, técnica disciplinar do Celem da Seed.
Ao todo o Celem possui cerca de 20 mil alunos em 218 municípios do Estado, sendo o Espanhol responsável por mais de 85% das turmas. Em 2020 também estão abertas turmas de Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Polonês, Ucraniano, Libras e Português para Estrangeiros.
Cursos - O Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) é um espaço pedagógico para o ensino de LEM (Línguas Estrangeiras Modernas), PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) e Libras (Língua Brasileira de Sinais), com funcionamento nas instituições de ensino da rede estadual de ensino.
Os cursos são destinados aos estudantes da rede pública estadual de ensino, matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos, num total de pelo menos 70% das vagas.
As matrículas são anuais, concomitantes ao período de matrícula escolar, e podem ser realizadas diretamente nas instituições de ensino com oferta de cursos do Celem. Maiores informações podem ser obtidas com o Núcleo Regional de Educação.