Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Parceria com a Rússia colocará nanossatélite brasileiro em órbita

Redação Bonde com Agência Brasil
19 mar 2021 às 15:23
- Nasa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançará, na madrugada deste sábado (20), o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2. O lançamento - feito em parceria com a agência aeroespacial russa Roscosmos - ocorrerá a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.


O equipamento brasileiro será posto em órbita por um foguete Soyuz-2.1A - o mesmo usado nos últimos três lançamentos realizados em Baikonur.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o pequeno NanoSatC-Br2 - que pesa apenas 1,7 kg - terá como objetivo estudar o campo magnético da Terra e a influência de partículas de energia sobre o Brasil. O principal foco do NanoSatC-Br2 será o de viabilizar estudos e análises acadêmicas nos campos de engenharia, tecnologia espacial, geofísica e aeronomia (ciência que estuda as camadas superiores da atmosfera).

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


"Os alunos vão ajudar na operação do nanossatélite. O contato principal é depois do equipamento lançado. Eles vão obter os dados científicos que estão chegando à Terra. O fato de os alunos terem esse contato na graduação é fantástico porque eles conhecem como funcionam o mercado de satélite e todo o processo que envolve a fabricação e aquisição de equipamentos, lançamento e operação dele no espaço”, afirmou o professor de engenharia aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria, Eduardo Escobar Bürger.

Publicidade


De acordo com nota publicada pelo Inpe sobre o lançamento do NanoSatC-Br2, o desenvolvimento e o custo do lançamento são considerados baixos em relação a outras missões espaciais, como a que lançou o primeiro satélite 100% desenvolvido por brasileiros, o Amazonia-1, ao espaço.


"O satélite tem quatro objetivos. O científico, o tecnológico, o educacional - que é a participação dos alunos em todas as fases do ciclo de vida [do equipamento] - como também a missão dos radioamadores, que vão enviar sinais para o satélite, que por sua vez repetirá o sinal de volta”, explicou o professor Bürger.

O lançamento do NanoSatC-Br2 ocorrerá às 3h07 deste sábado (20) e terá transmissão ao vivo da TV Brasil e da Agência Brasil, que também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da EBC.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade