Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Interação

Participação dos pais é primordial para sucesso estudantil de crianças e adolescentes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 abr 2020 às 11:22
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de pessoas que contraíram o novo coronavírus (Covid-19) tem aumentado diariamente. De acordo com os órgãos internacionais de saúde, a recomendação é que as pessoas permaneçam em seus lares o maior tempo possível.

Importantes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná adotaram as medidas de prevenção e combate ao Covid-19, recomendando o home office, a paralisação das escolas e universidades, a redução do número de pessoas nas ruas e o fechamento de estabelecimentos que não foram considerados como atividades essenciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas últimas semanas, alguns serviços foram retomados ou ainda estão retomando as atividades de forma gradual, com redução de horários e controle de pessoal no interior dos ambientes.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Uma das consequências dessas ações de isolamento é o grande número de crianças e adolescentes em casa, o que pode contribuir para o aumento da ociosidade desse público.

Publicidade


Nesse período em que as atividades escolares ainda não foram retomadas, é essencial que as rotinas estudantis sejam mantidas, dentro do possível, aproveitando o tempo em casa para que os pais participem mais da vida escolar dos filhos. Quando as crianças contam com o apoio deles, o aprendizado torna-se mais prazeroso. Além disso, aqueles que recebem esta ajuda obtêm melhores notas e possuem comportamento melhor.


As atividades escolares propostas pela Cultura Inglesa durante o período de isolamento social também incentivam a participação dos responsáveis para que os estudantes tenham ainda mais sucesso. Seguindo as recomendações de saúde pública, a Cultura Inglesa está desde o dia 25 de março ministrando aulas remotas ao vivo para os níveis de adolescentes e adultos.

Publicidade


Para os níveis infantis, da Cultura Junior, aulas remotas são desaconselhadas, pela dificuldade de concentração das crianças. Para manter o contato com a língua inglesa, as crianças têm, toda semana, uma atividade desenvolvida com um professor ou professora ao vivo, e recebem conteúdo para ser desenvolvido em casa, com a participação dos pais, até que as aulas presenciais possam ser retomadas.


Pensando nisso, vamos apresentar formas para você organizar a rotina e manter os seus filhos estudando durante o período de suspensão das aulas presenciais. Confira!

Publicidade


Mantenha o foco


É importante que mesmo fora das escolas fisicamente, os estudantes mantenham uma rotina e que o período dedicado aos estudos seja seguido diariamente e no mesmo horário. Essa medida é muito importante para eles terem mais disciplina e não perderem o ritmo. Além disso, é uma forma de a criança não ter dificuldades de voltar à rotina quando acabar o período de isolamento.

Publicidade


Faça a lição de casa com seus filhos


Nesse momento você pode perceber quais são as dificuldades e aptidões do seu filho. O objetivo não é fazer a lição ou o trabalho por ele, assim sendo, você não precisa entender tudo sobre a matéria. O ideal é orientá-lo sobre como pesquisar ou concluir uma tarefa bem-feita e estimulá-lo a tirar dúvidas com o professor.

Publicidade


Estabeleça a rotina com clareza


Para manter o foco, como já foi dito, deve-se estabelecer com clareza o horário dos estudos para ajudar os filhos a entender que é necessário seguir a aprendizagem mesmo estando fora do ambiente escolar. Também é válido definir os horários em que a criança pode usar os equipamentos eletrônicos, seja para conversar com os amigos, seja para jogar ou acessar conteúdos de entretenimento. O ideal é não passar várias horas do dia usando os dispositivos móveis.

Publicidade


Pratique a leitura


Vale a pena dedicar alguns momentos para a prática da leitura junto com os filhos, pois isso contribui para que o estudante adquira mais conhecimento e aumente o vocabulário. Dependendo da criança, vocês podem ler uma notícia, um trecho de um livro ou até uma poesia. Depois disso, questione o que ela achou do conteúdo apresentado, pois é uma maneira de ver como ela está interpretando os textos.


Priorize momentos de lazer

Não dá para esquecer que a vida não é só trabalho e estudo, não é? Especialmente para crianças e adolescentes. Então, não se esqueça de destinar um espaço para o lazer, principalmente depois que tiverem cumprido as obrigações do dia. Brincar de um jogo com perguntas e respostas, improvisar o tradicional pique-esconde ou assistir a um bom filme são algumas das alternativas que podem ser feitas para deixar a casa mais animada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade