Termina nesta quarta-feira (14) o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de GRU Cobrança (Guia de Recolhimento da União).
Até o momento, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, não se manifestou sobre a possibilidade de prorrogação do prazo de inscrições. Portanto, até esta quarta (14) os estudantes devem acessar a Página do Participante, no site do Inep, informar o número do CPF, a data de nascimento e indicar qual modalidade do Enem 2021 desejam realizar (impressa ou digital).
Para acessar a Página do Participante é preciso ter o login único dos portais gov.br, que também permite acompanhar a situação das solicitações e entrar com possíveis recursos. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Nesta edição, os participantes que se inscreverem para conhecer a prova, na condição de "treineiros”, deverão realizar a inscrição para o Enem impresso, pois o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e demais programas do governo como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Com as notas do Enem, o estudante também pode se candidatar a vagas nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Provas - Nesta edição, as versões impressa e digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 e terão provas com itens iguais. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.
Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha com uma redação, que será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.