Para prevenir casos de superendividamento e promover a educação financeira das famílias, a Seju (secretaria da Justiça e Cidadania), por meio do Procon-PR (Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), formalizou na quinta-feira (14) uma parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para promover a plataforma digital Meu Bolso em Dia.
A plataforma é gratuita, foi construída com o Banco Central do Brasil e disponibiliza aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.
Pela parceria, com duração inicial de 12 meses, o Procon-PR vai promover o uso da plataforma nos mutirões e canais de divulgação e, em troca, vai ter acesso aos relatórios e indicadores gerados pelo sistema, o que ajudará a traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Entre os conteúdos programáticos disponíveis na plataforma se destacam o planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, além de informações que ajudam a entender e usar produtos e serviços bancários para diferentes perfis da população e faixas etárias.
Segundo Santin Roveda, secretário estadual da Justiça e Cidadania, tanto os consumidores quanto o sistema financeiro são beneficiados com a cooperação. “As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se não se endividarem para além das suas condições de pagamento”, afirma.
“É importante para a Febraban firmar essa parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná”, destaca Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da entidade. “O Procon-PR é uma liderança nacional na defesa do consumidor, tem capilaridade e contato próximo com o cidadão e será um parceiro estratégico para que possamos fazer uma atuação conjunta e coordenada em prol da educação financeira”.
De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, a parceria complementa as iniciativas do Poder Público estadual e federal de renegociação de dívidas, pois promove a prevenção ao superendivamento. “O consumidor brasileiro não tem o hábito de organizar as suas contas, controlar os seus gastos de acordo com a sua renda, e isso cria situações difíceis que resultam em inadimplência e prejuízos”, frisa.
Na plataforma, os consumidores podemo se cadastrar gratuitamente e traçar uma trilha de conhecimento específica gerada por Inteligência Artificial, com base nos dados sobre renda e consumo fornecidos pelos usuários. Ela traz ainda o inovador e exclusivo I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro), ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.