Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obesidade infantil

Projeto de Fisioterapia da UENP atende crianças obesas e pacientes pós-operatórios

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 abr 2020 às 16:16
- Divulgação/UENP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O período de isolamento social aumentou a preocupação de pesquisadores do curso de Fisioterapia da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) com a obesidade infantil. O projeto de extensão "Obesidade? Tô fora!", realizado desde 2014, acompanha presencialmente crianças com sobrepeso, mas nesse período de quarentena, o estimulo para regularidade de atividade física e alimentação saudável tem sido realizado pelas redes sociais.

A coordenadora do projeto, professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, alerta que a obesidade infantil tende a aumentar nesse período por conta do sedentarismo. "Por meio das redes sociais, apresentamos medidas preventivas especialmente sobre o aumento da obesidade infantil que tende a ocorrer devido a esse tempo que as crianças permanecem em suas casas”, pontua.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A professora lembra que a obesidade infantil é uma doença inflamatória crônica, que pode levar a criança a desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, doenças renais, e até mesmo o câncer, aumentando a mortalidade na vida adulta, podendo causar ainda a baixa de autoestima. Ela acentua a necessidade de incentivar as crianças a realizarem atividade física durante esse período de quarentena.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


"Um dos piores vilões para obesidade infantil é o sedentarismo. Por isso temos indicado alternativas de brincadeiras lúdicas que auxiliam em melhorar a aptidão física, a coordenação motora, incentiva a interação familiar e evita o sedentarismo. Elas devem ser realizadas substituindo o uso de eletrônicos, durante a semana e também aos finais de semana”, ressalta a professora.

Publicidade


ATENDIMENTO PÓS-OPERATÓRIO ON-LINE


Outro projeto coordenado pela professora Berlis Menossi tem elaborado, orientado e acompanhado a execução de tratamento em pacientes de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva em pós-operatório e/ou lesões ortopédicas e traumatológicas por meio de cartilhas, grupos de WhatsApp, vídeos, post, mensagens de voz e/ou ligações telefônicas.


A professora destaca que "a ação busca evitar sequelas irreversíveis principalmente em adolescentes em fase de crescimento e outros pacientes de pós-operatórios em geral, assim como o aumento de peso corporal, pelas comorbidades associadas ao sedentarismo, obesidade e sua mortalidade considerando seus agravantes na luta contra a Covid-19”, finaliza Berlis.

Os projetos são realizados por estudantes do GEPAFS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Saúde) e acadêmicos do terceiro ano de fisioterapia da disciplina de Fisioterapia Desportiva e Métodos e Técnica de Avaliação em Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da UENP.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade