Gripes, resfriados e viroses. Essas e outras infecções virais são comuns no período de retorno às aulas. Com o número maior de crianças reunidas em sala de aula aumenta as chances de proliferação das infecções virais são maiores. Os cuidados dos pais e educadores também precisam aumentar.
Na maioria das vezes, os pequenos podem ser medicados em casa, sem a necessidade e uma consulta médica. Mas ocorrem casos em que a infecção é tão severa, que a visita médica se torna indispensável para que o tratamento seja prescrito para a infecção em questão. "É aconselhável manter a caderneta de vacinação em dia, visitar o pediatra com frequência e seguir suas orientações, mantendo uma boa alimentação e hidratação", sugere a pediatra Luciana Nunes Silva. Para a especialista, além dos cuidados dos pais com a saúde dos filhos em casa, os educadores têm papel fundamental para o convívio sadio das crianças no grupo escolar. "Evitar compartilhamento excessivo dos brinquedos, higienizá-los diariamente, orientar e estimular que as crianças sempre lavem as mãos antes e após as refeições e utilização do banheiro", acrescenta. A alimentação é fundamental para que a criança tenha melhora na imunidade. Alimentos que são higienizados e armazenados de forma correta evitam a proliferação das bactérias.
Confira outras dicas para fortalecer a imunidade do seu filho nesse período:
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática
Hidratação: garantir que as crianças estão ingerindo a quantidade de água necessária para que se mantenham sempre hidratadas. Vale lembrar que mesmo que outros líquidos sejam ingeridos no dia a dia, a água é indispensável para um bom funcionamento do organismo das crianças.
Boa alimentação: Os pais precisam acompanhar a dieta escolar de seus filhos, em casa e na escola. Frutas, legumes e verduras devem fazer parte da dieta da criança.
Vacinação em dia: a caderneta de vacinação deve estar atualizada e as vacinas que ainda não foram tomadas devem ser aplicadas o quanto antes.
Visitar o Pediatra: Esse especialista é indispensável para assegurar o processo de desenvolvimento e crescimento de uma criança saudável.
Dormir bem: uma boa noite de sono ajuda no fortalecimento de sistema imunológico. Na infância, há um intenso desenvolvimento do corpo e da mente. Por conta disso, o sono tem um papel importante na evolução infantil.
Confira o site do Educa Mais Brasil.