Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja como ele é!

Selo alusivo aos 50 anos de reconhecimento da UEL é criado por ex-aluna

Redação Bonde com Agência UEL
18 ago 2021 às 17:05
- Arquivo/COM UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi escolhido o selo comemorativo alusivo aos dos 50 anos de reconhecimento da UEL (Universidade Estadual de Londrina) pelo Ministério da Educação (7 de outubro de 1971). A peça vai estampar os materiais institucionais da Universidade entre 2021 e 2022. Este é o primeiro passo para as comemorações do cinquentenário, que será marcado por uma série de atividades comemorativas. A proposta escolhida foi criada pela designer Camila Santos, ex-aluna do curso de Design Gráfico, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes).


A iniciativa do concurso para escolha do selo foi aberta aos integrantes das comunidades interna e externa. Ao todo, foram recebidas nove propostas, produzidas tanto por grupos quanto individuais. Uma comissão julgadora, formada por cinco integrantes, entre professores, servidores e alunos, avaliou os trabalhos sem identificação da autoria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação/Camila Santos
Divulgação/Camila Santos


A comissão julgadora foi composta pelas seguintes representantes: diretora da Gráfica, Camila Doubek Lopes; chefe de gabinete da reitoria, Lisiane Freitas de Freitas; professora do Departamento de Design, Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante; servidora da Gráfica, Rosane Delattre; e representante estudantil, do curso de Design Gráfico, Gabriela Namie Komatsu Yoshida.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


O selo comemorativo será utilizado em todos os materiais impressos e digitais da Instituição, como papeis timbrados, folders, cartazes, e-books, site, entre outros. Segundo a diretora da Gráfica da UEL, o selo escolhido representa a UEL nos seus 50 anos de história e remete ao futuro. "É uma identidade diferente da logo, mas traz novos valores e conceitos. Fala de uma linguagem nova, de novos rumos, de uma Universidade mais moderna. Traz informações de renovação”, afirma.

Publicidade


Selo vencedor representa a modernidade - Nas cores verde e amarelo, a proposta escolhida reúne ícones que fazem referência ao Campus Universitário, dispostos dentro do número 50. Além da logo da UEL, é possível identificar com facilidade a peroba-rosa, o macaco-prego, a réplica da Primeira Igreja Matriz de Londrina, a sinalização dos Centros de Estudos, o Calçadão, a Biblioteca Central e os estudantes.


Segundo Camila Santos, o objetivo foi criar uma proposta que saísse do selo convencional, geralmente representado por números e folhas de louro. "Nos 50 anos não precisa ficar repetindo o que já existe. Fiz algo inovador, para trazer o sentimento de modernidade, por isso tem formas geométricas e ícones criados a partir da geometria, para conversar com o mundo atual”, explica.

Publicidade


A designer criou a tipografia dos 50 anos e aplicou os ícones dentro dos números. As cores, segundo ela, trazem "brasilidade” para o selo, como forma de mostrar o reconhecimento da UEL dentro e fora do país. Como ex-aluna, Camila afirma ser gratificante poder fazer parte desse momento da Universidade. "A UEL me deu muitas oportunidades e faz parte da minha história. É uma parte minha junto com ela. Esse trabalho vai estar no meu portfólio”, conta.


A jovem designer está em Portugal desde o final de 2019, cursando mestrado na Faculdade Belas Artes do Porto, juntamente com a irmã, Clarissa Santos, também formada em Design Gráfico pela UEL. Elas souberam do concurso pela mãe, Ângela Santos, e cada uma delas enviou sua proposta para o selo comemorativo de 50 anos.


Como definido no Edital (confira aqui), a proposta deveria levar em consideração os atributos e valores da Universidade, entidade pública, gratuita, cuja missão é levar desenvolvimento e transformação social, política, econômica e cultural para Londrina e o Paraná, com plena autonomia didático-científica. Os critérios de pontuação utilizados foram originalidade e autenticidade, comunicabilidade e harmonia estética.

Premiação - A entrega do prêmio será no dia 7 de outubro de 2021, durante as comemorações do aniversário de 50 anos de reconhecimento da UEL, com programação ainda a ser definida. A vencedora, Camila Santos, vai receber um kit de papelaria da UEL, além de troféu e certificado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade