01/08/21
PUBLICIDADE
Confira as dicas!

Sensação de despreparo e falta de foco são preocupações no Enem 2021; saiba como evitar

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Entre 10 possíveis candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sete não se sentem preparados para participar da segunda edição da avaliação realizada em plena pandemia de covid-19, como aponta a pesquisa Juventudes e a Pandemia, realizada pelo Conjuve (Conselho Nacional da Juventude).

O levantamento que ouviu cerca de 68 mil jovens com idades entre 15 e 29 anos também mostra que seis em cada 10 estudantes (57%) pensaram em desistir da prova em 2021 – na edição de 2020, esse percentual foi de 49%. O estudante Samuel Bassalo, 21 anos, pretende cursar a graduação em Psicologia e o Enem é a sua principal chance. Embora ele não seja um desses jovens que pensam em desistir da avaliação nesta edição, a apreensão é grande. "O vírus ainda não foi embora, nem todos estão vacinados e é bem complicado porque todo mundo acaba sendo exposto. Na edição passada, eu compareci e foram poucas pessoas na minha sala, tinham apenas duas ou três comigo”, conta.

Conciliar as demandas do dia a dia, como os estudos, com a pandemia é desafiador, mas ele segue tentando estudar o máximo que pode. "Porque é a oportunidade que tenho, como estudante negro, de escola pública e de baixa renda, para alcançar meu objetivo de vida. Quero conhecimento, quero me especializar, quero atuar na área que eu gosto”, explica.

Uma das principais portas de entrada do ensino superior do país, o Enem, além de avaliar o conhecimento escolar do aluno, aprendido durante todo o ensino médio, também é conhecido por testar os estudantes a partir de outros aspectos como: capacidade de concentração, ter foco e motivação para prova. E isso é algo que já se torna um desafio ainda na preparação para a prova.

"Para o estudo pro Enem, principalmente estudo on-line, o foco e a motivação são dois fatores de sucesso. Não existe uma fórmula milagrosa pra ser aprovado a não ser estudar realmente, né? E é um grande desafio pros estudantes manter esse foco e essa motivação nesse atual momento”, comenta André Corleta, professor de matemática e diretor de produtos do Me Salva!, plataforma virtual de ensino focada na aprendizagem de diferentes processos seletivos e vestibulares.

Para André, uma das formas de ter mais motivação na preparação para o Enem – e diferentes provas – é quebrar a lógica de que a hora de estudar tem que ser uma rotina quadrada, com as mesmas metodologias sempre.

"Existe um mito entre os estudantes de que a rotina de estudos precisa ser sempre igual. Toda semana vai ser a mesma coisa, mesma disciplina depois da outra. Mas, no ambiente on-line a gente não tem mais isso. O estudante pode criar o seu próprio horário, pode montar o seu próprio cronograma. Não seguindo uma rotina chata, sempre igual, mas com essa liberdade de adaptá-la sua a sua realidade. Isso já ajuda bastante na manutenção dos focos”, explica o professor André.

Na plataforma, além de todo o conteúdo dos cursos, há mentores que conversam diretamente com os estudantes. Nesses papos são alinhados expectativas e resultados, assim como são indicados caminhos para que os estudantes possam se sentir melhores no andamento dos estudos.

"O contato humano é fundamental para o aprendizado. Para o desenvolvimento do aluno, dentro do Me Salva, temos produtos mais especializados, que inclui mentorias. Então o estudante, além de ter todo o conteúdo do cursinho online, ele tem um mentor de estudos, a gente vai conversar com ele, individualmente toda semana”, complementa André.

Educa Mais Brasil disponibiliza materiais gratuitos de estudo para o Enem - Parceiro do Me Salva! no oferecimento de bolsas de estudo com desconto para cursos pré-vestibulares, o Educa Mais Brasil também disponibiliza em seu site diferentes materiais gratuitos para se preparar para o Enem. Um deles é o Guia Enem, uma ferramenta completa com todos os principais assuntos cobrados na avaliação de forma resumida. O Guia pode ser usado como material de apoio por estudantes do ensino fundamental e médio – como também o público geral – para pesquisas, revisão de conteúdos e resumos.

Em 2020, o Guia Enem recebeu 1,5 milhão de acessos mensais. Para Amanda Galindo, gerente de Marketing do Educa Mais Brasil, o grande volume de acessos é uma boa resposta para a equipe de produção de conteúdo, mostra o valor do material elaborado para quem busca maneiras de complementar os estudos gratuitamente para o Enem, podendo se sentir mais preparados para a prova.

"Ficamos altamente satisfeitos com os resultados do Guia Enem. É muito gratificante saber que estamos contribuindo para um desempenho educacional na sociedade. Afinal, temos certeza que o ensino abre portas! Seja por meio das nossas bolsas de estudo ou pelo uso da plataforma, nossa intenção é sempre agregar e democratizar o conhecimento para transformar vidas através da educação”, complementa Amanda.
Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Relatório cita as dificuldades

Mais vulneráveis à Covid, doentes crônicos enfrentam barreiras para boa assistência

01 AGO 2021 às 10h00
Veja os dados do estudo da FGV

Licença para homem diminuiria abandono de carreira de mulheres após maternidade, diz economista

31 JUL 2021 às 10h00
Saiba como solicitar!

UEM abre mais de 1,1 mil vagas remanescentes para ingresso em 2021

30 JUL 2021 às 17h36
Maioria não toma precauções!

O jovem está se preparando para aposentar? Especialista dá dicas para ter uma previdência tranquila

30 JUL 2021 às 15h42
Acompanhe pelo YouTube!

Seminário gratuito sobre Paulo Freire reúne professores e pesquisadores da educação

30 JUL 2021 às 15h20
Hora de se preparar!

Ano letivo 2021 da UEL em formato remoto começa segunda-feira com recepção aos ingressantes

30 JUL 2021 às 15h14
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados