Tido como um ensino de alto nível a preço acessível, o Sesi (Serviço Social da Indústria) vai diminuir em 20% o número de vagas no Paraná a partir de 2021. A confirmação da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), que disse, por meio de nota oficial, que a retração na oferta "leva em conta o cenário atual e desafios do momento, considerando a viabilidade da oferta, o mercado local, a análise das necessidades da comunidade e da indústria paranaense”.
No Paraná, o Colégio Sesi tem 43 unidades que atendem cerca de 10,7 mil alunos, mas, para 2021, serão ofertadas cerca de 8,6 mil matrículas. Entretanto, a reportagem apurou que devem ser fechadas 30 unidades em todo o Paraná, incluindo cidades como Londrina, Maringá, Arapongas, Cambé, Bandeirantes e Ponta Grossa.
Questionada, a assessoria de imprensa da Fiep não confirmou o número, mas também não contestou a informação. A entidade também não atendeu ao pedido da FOLHA para informar quais cidades teriam unidades fechadas.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
A federação garante que os alunos matriculados em 2020 serão atendidos até o fim do ano. Entretanto, uma fonte disse à reportagem que o foco da direção da Fiep no Paraná é o ensino bilíngue internacional - estas unidades devem ser menos afetadas com o fechamento de vagas.
LEIA MAIS: Corte nos impostos das indústrias prejudica funcionamento das escolas; fechamentos são tratados "com discrição" no Paraná