Notícias

Três universidades brasileiras estão entre as dez melhores do mundo

12 nov 2020 às 08:53

Entre as dez melhores universidades da América Latina, três são instituições de ensino públicas brasileiras. Ranking divulgado pela consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds) avaliou USP, Unicamp e UFRJ como as mais prestigiadas do país.


O levantamento, publicado anualmente, avaliou 410 instituições de ensino de 20 países da região. O ranking é liderado, como no ano anterior, pela Pontifícia Universidade Católica de Chile.


A USP aparece em segundo lugar, a Unicamp, em quinto, e a URFJ, em nono. Entre as 100 melhores universidades, 25 são brasileiras –22 são instituições públicas e apenas 3 são particulares.


Apesar da boa avaliação das instituições brasileiras, os responsáveis pelo ranking, assim como em anos anteriores, fazem alertas pela melhoria do investimento e do prestígio das universidades no país.


"Ainda que o Brasil se mantenha como o líder regional no ensino superior do ponto de vista da pesquisa, sua predominância tem diminuído", disse Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS.


O governo Jair Bolsonaro (sem partido) tem um discurso crítico da qualidade das instituições federais.


Sob o argumento de que elas são dominadas pela esquerda, a gestão já tentou duas vezes trocar a forma de escolha de reitores por medidas provisórias, ambas sem sucesso.


Das 25 instituições brasileiras mais bem avaliadas pela QS, 16 são da rede federal de ensino superior.


Para fazer o ranking, a QS avalia as instituições por meio de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, proporção de professores por aluno, corpo docente com PhD, rede internacional de pesquisa, citação por artigo, artigos por instituição e alcance na internet.

As dez melhores universidades da América Latina
1º - Pontifícia Universidad Católica de Chile
2º - Universidade de São Paulo
3º - Tecnológico de Monterrey (México)
4º - Universidad de Chile
5º - Universidade Estadual de Campinas
6º - Universidad de Los Andes (Colômbia)
7º - Universidad Nacional Autônoma de México
8º - Universidad de Buenos Aires (Argentina)
9º - Universidade Federal do Rio de Janeiro
10º - Universidad Nacional de Colombia


Continue lendo