Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais ferramentas disponíveis

UEL contrata pacote de serviços Google for Education para ensino remoto

Redação Bonde com Agência UEL
08 jul 2021 às 15:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) celebrou contrato com a empresa Bedu Tecnologia, de São Paulo, para a licença de uso do software Google Workspace for Education Plus. O contrato foi assinado em 7 de junho e contempla a aquisição de 1800 licenças para uso do software da gigante de buscas, que serão utilizadas pelos 1600 professores da Universidade – as outras 200 licenças serão destinadas a eventos, suporte técnico e para uso administrativo. O contrato, com valor total de R$ 167.526,00, custou R$ 93,07 por professor.


O Google Workspace for Education, antigo G Suite, oferece pacotes de ferramentas disponíveis em nuvem para instituições de ensino. Possibilita o acesso a ferramentas como o Google Mail, Drive, Agenda, Sala de Aula, Meet, entre outras. A Universidade já vinha utilizando os serviços da Google desde 2011, quando aderiu à versão gratuita do serviço. Agora, com a compra das licenças do pacote completo, os professores e estudantes terão direito a todas as ferramentas disponíveis no software.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o assessor de TI (Tecnologia da Informação), da ATI (Assessoria de Tecnologia da Informação), Wellington Cardador, os professores e estudantes agora terão acesso às aulas gravadas, poderão fazer enquetes no Meet e criar salas temáticas. "São recursos avançados aos quais, antes, não tínhamos acesso. A capacidade máxima de usuários numa mesma sala também aumentou, de 100 pessoas para 250”, explica Cardador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


A ATI já terminou o cadastro de todos os professores efetivos e temporários da Universidade na plataforma. As funcionalidades já estão disponíveis para uso.

Publicidade


Google Workspace - Entre os recursos do Google for Education, um dos mais interessantes para os professores, segundo Cardador, é a possibilidade de gravação das aulas sem limitações. No Meet, os professores poderão transmitir sessões para até 100 mil pessoas dentro do domínio da @uel.br, cancelar ruídos na sala, criar salas temáticas para discussões e enquetes.


A ferramenta Google Classroom disponibiliza relatórios de originalidade, que auxiliam os professores a identificarem plágios nos trabalhos e provas de estudantes. Já o Google Agenda permite, além dos recursos de agendamento já disponíveis na versão anterior (e na gratuita), o agendamento de webconferências no Meet, com opções de transmissão dentro do domínio @uel.br.

Publicidade


Quanto ao espaço de armazenamento, será ilimitado até o dia 31 de dezembro de 2021. Após este período, será aplicada uma cota de 100gb, o que equivale a 450 horas de aulas gravadas.


Google for Education e ensino remoto - A pró-reitora de Graduação, Marta Regina Gimenez Fávaro, afirma que a assinatura do contrato veio num momento chave para a comunidade acadêmica. "É muito satisfatório dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo. Havia um receio de parte dos professores sobre a disponibilização dessas ferramentas, mas conseguimos manter e ampliar o serviço”, afirma Marta.

Os recursos disponíveis para a contratação das licenças já haviam sido reservados no Fundo Paraná desde 2020, segundo a pró-reitora de Graduação. "Quando da compra dos computadores, no início do ano letivo emergencial e remoto, já destinamos uma parte dos recursos para isso. Nós nos adiantamos, já prevendo essa possibilidade”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade