O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovou nesta quinta-feira (25) a realização das provas da 1ª e 2ª fases do Vestibular 2020 em Curitiba e Cascavel, além de Londrina. As provas estão agendadas para 20 de outubro (1ª fase) e 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase).
Segundo professora Sandra Garcia, da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), candidatos dos cursos que mantém Provas de Habilidades Específicas precisarão se atentar a algumas exceções. A prova de Habilidade do curso de Música será realizada em 29 de setembro, apenas em Londrina. Nas demais fases os aprovados poderão indicar a cidade que melhor lhe convier.
Já os vestibulandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais terão obrigatoriamente que realizar a 2ª fase em Londrina, porque a Prova Específica será no dia 3 de dezembro, último dia do concurso. No entanto, a 1ª Fase poderá ser realizada nas três cidades.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
De acordo com a professora, a descentralização é necessária para facilitar a ampliação de oferta para um contingente maior de candidatos, estratégia já adotada por outras grandes Universidades públicas. Para o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, ofertar o Vestibular da UEL nas regiões sul e oeste do estado proporciona que um número maior de paranaenses tenha acesso ao ensino de qualidade, em uma instituição pública. Segundo o reitor, "A mudança também vai dar maior visibilidade para a UEL nestes locais".
Novos cursos
Outra novidade no concurso de 2020 é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e Biotecnologia. A partir de agora a UEL passa a oferecer 53 graduações presenciais e uma pelo sistema EaD. A graduação em Biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente.
O curso será ligado academicamente ao Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do CCE (Centro de Ciências Exatas), que já oferta programas de Mestrado e Doutorado. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas são Biologia, Química e Matemática.
Já a Nutrição terá carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado no ano passado com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público. O curso será ligado academicamente ao CCS (Centro de Ciências da Saúde). As matérias específicas são Biologia, Química e Língua Portuguesa.