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Entenda como vai funcionar

Educação publica matriz curricular do Novo Ensino Médio, válida a partir de 2022

Redação Bonde com AEN
17 dez 2021 às 18:04
- Pixabay
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A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) publicou, nesta sexta-feira (17), a matriz curricular do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. A Instrução Normativa Conjunta nº008/2021 passa a valer a partir do ano letivo de 2022. 


O Novo Ensino Médio será composto pela FGB (Formação Geral Básica), que contempla as competências e habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e pelos itinerários formativos.  

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A carga horária também foi ampliada, passando de 800 para 1.000 horas anuais. No decorrer dos três anos, os estudantes terão três mil horas-aula, sendo 1.800 destinadas para a FGB e 1.200 para a realização dos itinerários formativos. 

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A FGB, na primeira série do Ensino Médio, terá 24 horas-aula semanais, diminuído para 18 na segunda série e 12 na terceira. De forma inversa, os itinerários formativos terão seis horas-aula na primeira série, 12 na segunda e 18 na terceira. Dessa forma, todas as séries terão 30 horas-aula semanais.  

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A implantação do novo modelo ocorrerá gradualmente. Iniciando pelos 1° ano do Ensino Médio em 2022, passando para o 2° ano em 2023 e finalizando no 3° em 2024. Os estudantes que já estão cursando o Ensino Médio não serão afetados, continuando, portanto, na matriz curricular atual.  

 

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Itinerários Formativos 


No primeiro ano, as seis horas-aula semanais do itinerário formativo serão Educação Financeira, Projeto de Vida e Pensamento Computacional. A Educação Financeira, que já havia entrado na grade curricular do Ensino Médio deste ano com uma aula, será ampliada. Nessa parte do itinerário, existem adaptações conforme a modalidade da instituição, como nos Colégios Cívico-Militares, Indígenas, Quilombolas e em Tempo Integral. 

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Nas segundas e terceiras séries, quando a carga horária dos itinerários será ampliada, o estudante poderá escolher um itinerário formativo do seu interesse para se aprofundar, seja em Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais ou em Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 


Para escolher entre os itinerários, o estudante terá as aulas do Projeto de Vida, nas quais irá desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre seus objetivos e sonhos acadêmicos e profissionais. Dessa maneira, eles estarão mais preparados para optar por um itinerário formativo. 

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Aulas semanais 


A organização da matriz curricular feita pela Seed garante que cada disciplina tenha ao menos duas aulas por semana. No entanto, devido à nova organização do Ensino Médio, que reduziu os componentes da base comum de 2,4 mil para 1,8 mil horas, algumas disciplinas não estarão presentes em todos os anos da modalidade. 

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Física, por exemplo, terá duas aulas semanais no primeiro e outras duas no terceiro ano. História terá duas aulas semanais no primeiro e outras duas no segundo ano. Apesar disso, os conteúdos dessas disciplinas estarão presentes nas aulas dos itinerários formativos, a depender da escolha do estudante. 


Matriz curricular  


A construção da matriz foi feita com base no referencial curricular aprovado em julho pelo CEE-PR (Conselho Estadual de Educação) e nas consultas à comunidade realizadas para o referencial e para o currículo do novo modelo. 

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