Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
On-line e gratuito

Espetáculo londrinense 'Mundus Eurídice' estreia neste sábado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 set 2021 às 14:24
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O espetáculo "Mundus Eurídice" do grupo londrinense As Caetanas Cia de Teatro estreia com o formato de peça audiovisual no dia 18 de setembro (sábado), às 19h. O espetáculo poderá ser assistido de forma gratuita pelo canal no Youtube da companhia e será seguido de um bate-papo online com as atrizes Bruna Casemiro e Rafaela Martins. 


O espetáculo voltará a ser exibido nos dias 16 de outubro e 13 de novembro. Ele também será exibido para grupos fechados (escolas, universidades e projetos) em datas alternativas, sempre seguido de debate. A classificação é livre.


Sobre a peça


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade
No início da organização social, a humanidade buscava explicação para os fenômenos naturais e para as experiências existenciais e/ou transcendentais por meio da mitologia. A comunicação das narrativas era a garantia de continuidade de transmissão do conhecimento geração após geração. Mas o ser humano sempre busca superar sua transitoriedade no planeta e a filosofia e a ciência também se desenvolveram em prol de explicar os grandes mistérios da natureza. Somente quando olhamos para a imensidão do cosmos é que temos a real noção de nossa pequenez. 


Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão

A partir dessas reflexões, as atrizes Bruna Cassemiro e Rafaela Martins, integrantes da As Caetanas Cia de Teatro, buscaram na literatura de Ítalo Calvino a inspiração necessária para a composição de um texto que mistura a objetividade e o empirismo da ciência com a subjetividade e a poética da arte que tanto se aproximam dos desejos e inquietações humanas.

Publicidade


A peça apresentará três planos de reflexão e discussão: a ciência, com a presença dos estudos de Duília de Mello, Lilia Irmeli e Rosaly Lopes e com a apresentação de duas luas do sistema solar (Io de Júpiter e Miranda de Urano), a mitologia latina (romana), com o entrelaçamento da história de Orfeu e Eurídice e a fantasia, cuja inspiração em Calvino nos deu o substrato para costurar os elementos que são fatos e dados científicos com a história ficcional. 


A ação central do projeto é a de apresentar esses estudos e instigar a reflexão em diversas áreas do conhecimento como a astronomia, a filosofia e a arte. Elas acreditam que ao apresentarmos esse tema ao público pode-se contribuir para o enriquecimento de suas experiências com diversas áreas de conhecimento e estimular a curiosidade e a pesquisa.

Publicidade


O projeto tem sua fundamentação na pesquisa das atrizes sobre composição de dramaturgia corporal, surrealismo e escrita fantástica e se utiliza de material bibliográfico e de referências em cinema e colagens. Esta investigação não fica restrita ao conhecimento e construção das atrizes, mas também se desmembra na produção do texto e no conteúdo da história a ser contada. Elabora-se pesquisa científica, mitológica e literária, bem como se aplicam técnicas e exercícios teatrais que aprofundam uma linguagem que vem sendo explorada pelas integrantes do grupo desde o ano de 2016.


O projeto, à princípio foi idealizado para ser apresentado no Planetário de Londrina e em espaços teatrais como a Usina Cultural (espaço que recebe as atrizes como residentes). Com a pandemia, foi adaptada a peça para o mundo online, que conta com a apresentação de uma peça audiovisual online e um bate-papo ao vivo com as integrantes da Cia As Caetanas após cada apresentação. O projeto conta com o patrocínio do Promic (Programa de Incentivo à Cultura).

Publicidade


Sinopse


Duas cientistas mergulham em um nado pelo cosmos. Elas buscam, em sedimentos e minerais, rastros concretos de uma memória de amor. Ao investigarem a história de Orfeu e Eurídice, essas cientistas nadadoras acabam por perceber a materialidade das memórias e dos afetos. 

Publicidade


Descobrem também que as impressionantes luas Io de Júpiter e Miranda de Urano se comunicam em uma ligação que conecta tudo que existe no universo. O desejo de todo ser humano de não se sentir só, a busca por conexão e compreensão. A eterna busca dos cientistas, inquietos e curiosos a mover o mundo. 


Publicidade

A existencial busca do amante por compreender e se conectar com as memórias de sua amada. A beleza das conexões entre os corpos cósmicos que preenchem todo o universo e nos lembram de nossa pequenez e transitoriedade. São todos estes os temas que serão apresentados ao público para instigar o cientista, o filósofo e o artista que existe em cada um. 


Veja o teaser:

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade