Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após hiato de 20 anos

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos no Moringão no domingo

Redação Bonde com assessoria
26 out 2023 às 18:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após 20 anos de intervalo, Londrina volta a sediar uma competição para diferentes formações musicais de rua. O IV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras deve reunir cerca de 1.500 músicos no Ginásio do Moringão, neste domingo (29), com 16 corporações diferentes representando várias regiões do estado. Bandas de Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa, entre outras cidades, estão confirmadas. A entrada será 1kg de alimento não perecível.


Um dos objetivos é retomar a tradição que faz parte da história de Londrina, cidade que já contou com formações musicais de expressão nacional, como a Banda Marcial do Colégio Marista e a Banda Marcial do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em diferentes épocas. Muitos músicos surgiram neste ambiente onde a disciplina, a dedicação e o companheirismo estão misturados à prática musical.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Referência

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba quem é

Pivô da separação de Belo e Gracyanne ganha mais de 100 mil seguidores e divulga parcerias

Imagem de destaque
Dez faixas

Luli MC lança o álbum "Pede Agô" nas plataformas digitais

Imagem de destaque
Campeão da edição

Davi cobra assinatura de seguidores para conteúdo exclusivo e recebe críticas após o BBB

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson


Maestro que tornou a Banda Marcelino Champagnat uma referência nacional, onde atuou por 25 anos, Francisco Venâncio é um dos fundadores da Liga Paranaense, em 2016, e hoje atua como coordenador técnico. “Estou envolvido com isso há 40 anos. Vários músicos saíram de bandas e hoje trabalham em orquestras. A Liga estava num movimento crescente, mas deu uma parada por causa da pandemia. Retomamos em 2022, quando o Campeonato Paranaense foi realizado em Apucarana”, ressalta.

Publicidade


Durante a competição, as bandas se posicionam na quadra e desfilam obrigatoriamente pelas marcações, marchando e executando uma peça. Posteriormente, alinham-se em frente aos jurados para tocar as obras programadas. Cada apresentação dura, em média, 20 minutos. Os critérios de avaliação incluem uniformidade, marcialidade, marcha, alinhamento, garbo, afinação, performance e apresentação. Ao todo, são sete categorias, incluindo desde bandas de percussão a bandas sinfônicas. 


Transformação pela arte

Publicidade


Coordenador administrativo da Liga Paranaense, da qual foi presidente por dois mandatos, o maestro Johnny Liberatti, da Banda Marcial de São José dos Pinhais, uma das mais destacadas do Paraná, confirma a importância do evento: “O objetivo da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras é resgatar as formações que estão paradas ou adormecidas. Nosso intuito é educacional, a gente transforma a vida desses alunos pelas artes”.


Para o ano que vem, a V edição do Campeonato Paranaense já está confirmada, e será realizada novamente em Londrina, desta vez no ambiente natural das bandas e fanfarras: as ruas, com desfiles públicos.

Publicidade


“O campeonato visa estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes mediante competições, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas e contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo”, destaca Leirton Marques, da Hemize, empresa organizadora do evento ao lado da Liga Paranaense.


Oportunidade

Publicidade


Para Marcelo Oguido, presidente da Fundação de Esportes de Londrina, o campeonato ajuda a despertar o interesse da comunidade: “É uma oportunidade, após 20 anos, de retomar e fomentar cada vez mais a competição das fanfarras. Tem muita gente envolvida com bandas e fanfarras. Esse evento é uma forma de aproximar a comunidade londrinense e atrair novos adeptos”, acrescenta.


As formações classificadas no domingo vão participar da competição nacional que será realizada em dezembro na cidade de Amparo (SP).

Publicidade


Serviço - IV Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras

Quando: Domingo (19), às 13h.

Publicidade

Onde: Ginásio do Moringão, em Londrina.

Quanto: 1kg de alimento não perecível para ser doado a entidades filantrópicas. 

Classificação indicativa: Livre. 

Realização: Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras, Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras e Fundação de Esportes de Londrina.

Apoio: Hemize Projetos, Fundação de Esportes, Codel, Prefeitura de Londrina e 2º. Serviço de Registro de Imóveis de Londrina.

Patrocínio: Ministério da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura.Digite aqui seu texto...

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade