Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira

Cinco filmes para falar de bullying com crianças e jovens

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 abr 2024 às 19:01
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola é celebrado em abril, incentivando uma reflexão sobre como promover um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Reggiane Amato, orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Santa Maria, explica que a prática do bullying - ações negativas repetitivas realizadas contra alguém - como do cyberbullying, podem causar sofrimento psíquico, ansiedade, dificuldade de relacionamento, depressão e até sinais físicos como dor de cabeça, enjoo e tontura, por exemplo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Terá debate após a sessão

Espaço Villa Rica exibe o filme 'A Filha do Palhaço'' nesta quinta-feira em Londrina

Imagem de destaque
Confira!

'Moana 2', animação da Disney, tem seu primeiro trailer divulgado

Imagem de destaque
Que tal um cineminha?

Cinema de Londrina está com ingressos a R$ 12 nesta semana; veja as estreias

Imagem de destaque
Decisão impulsiva

Jackman admite ter aceitado 'Deadpool & Wolverine' sem consultar empresário


Publicidade

“A responsabilidade de educar e orientar contra a prática do bullying é de todos nós. A escola tem um papel muito importante no sentido de prevenir, identificar e combater práticas de violência e também na promoção do acolhimento e cuidado”, comenta. No colégio existem ações de conscientização como o “Santa sem Bullying: Campanha de Combate ao Bullying 2024”, divulgada pelos estudantes que fazem parte do Grêmio Infantil.


Publicidade

Para o psicólogo Henrique Costa Brojato, coordenador de Cuidado Integral do Marista Brasil, assim como a escola, a família também deve ter disponibilidade para a escuta e a participação ativa na vida escolar dos filhos. “As famílias precisam ter proatividade no diálogo com as crianças e adolescentes. Elas não precisam esperar que os assuntos apareçam, podem se antever a eles, demonstrando interesse sobre o contexto escolar e sobre os seus relacionamentos interpessoais”, destaca.


Confira sugestões de filmes e seriados que podem servir como apoio ao diálogo sobre bullying com crianças e jovens:

Publicidade


Imagem
Câmara de Londrina vota ‘Dia dos CACs’ e reconhecimento do risco da atividade
O PL (Projeto de Lei) n° 119/2022, que cria o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), volta à pauta da CML (Câmara Municipal de Londrina) nesta terça-feira (16) após ter sido aprovado em primeira votação.


Garotas Malvadas

O longa aborda de forma vívida o tema do bullying, centrando-se em Cady Heron, uma adolescente ingênua que enfrenta as pressões do mundo social do ensino médio ao se envolver com o grupo popular das Plastics. Submetida a diferentes formas de bullying, desde exclusão social até manipulação psicológica, o filme destaca os efeitos negativos desse comportamento entre adolescentes, ressaltando a necessidade de reconhecimento e combate ao bullying em todas as suas manifestações.

Publicidade


Extraordinário

A história gira em torno de Auggie Pullman, um garoto com uma deformidade facial que enfrenta os desafios de frequentar uma escola regular pela primeira vez. Ao longo do filme, ele é alvo de bullying por parte de alguns de seus colegas, que o discriminam e o tratam de forma cruel devido à sua aparência, o que afeta sua autoestima e bem-estar emocional. 

Publicidade

O respeito à diversidade e empatia para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor também são foco da narrativa. 


A voz do silêncio 

Publicidade

Este anime aborda o bullying de forma intensa. A história segue Shoya Ishida, um adolescente que praticou bullying contra uma colega surda, Shoko Nishimiya. O filme explora as consequências do bullying enquanto Shoya enfrenta o remorso por suas ações e Shoko busca encontrar seu lugar no mundo. Destaca a importância da empatia e do perdão na superação do bullying.


Os Desconectados

O filme entrelaça várias histórias, cada uma destacando diferentes formas de bullying, desde o virtual até o físico e emocional, mas todas muito próximas da realidade. Os personagens lidam com as ramificações do bullying em suas vidas, enfrentando problemas de autoestima, ansiedade e isolamento social. Ao abordar esse tema, o longa ressalta a importância de reconhecer e combater o bullying em todas as suas manifestações, promovendo a empatia e a solidariedade como ferramentas essenciais para criar um ambiente mais seguro e inclusivo.


As Vantagens de Ser Invisível

A jornada de Charlie, um adolescente introvertido que enfrenta problemas emocionais e se sente deslocado em sua nova escola, é o foco dessa história. Ao longo do filme, ele desenvolve amizades com Sam e Patrick, dois estudantes mais velhos que o ajudam a se abrir para novas experiências e a lidar com seus traumas passados. O filme aborda questões como amizade, amor, sexualidade e aceitação, enquanto Charlie luta para encontrar seu lugar no mundo e superar seus demônios internos.


Imagem
IBGE vai vender mapa com Brasil no centro do mundo após 'grande sucesso'
O lançamento de um mapa-múndi que coloca o Brasil no centro da projeção cartográfica foi um "grande sucesso", afirmou nesta segunda-feira (15) o IBGE
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade