Estreias

Filmes com protagonismo feminino para celebrar o Dia Internacional da Mulher

08 mar 2021 às 14:27

A ideia do Dia Internacional da Mulher começou a ser construída no início do século XX, quando as mulheres começaram a reivindicar por melhores condições de trabalho. O 8 de março de 1971 viria a ser a data escolhida, pois neste dia um grupo de operárias da Rússia foi brutalmente reprimido, quando se uniu em uma manifestação para protestar contra a baixa qualidade de vida e a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.


A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, como forma de lembrar as lutas pelas quais as mulheres já passaram e ainda passam. Com o movimento feminista, as mulheres foram aos poucos conquistando espaço na sociedade, e com o cinema não foi diferente. Dos papéis de frágeis donas de casa elas passaram a ser representadas como protagonistas e valentes.


Confira filmes de diferentes gêneros com protagonismo feminino para celebrar as mulheres:


Capitã Marvel


O longa é o primeiro da Marvel que traz uma mulher como herói, Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que não se recorda de sua vida na Terra, então é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército. Ela tem que voltar ao seu planeta de origem para impedir uma invasão e, assim, acaba descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose, mostrando o desenvolvimento da personagem na sua busca por conciliar seus superpoderes com sua parte humana.



Adoráveis Mulheres


Adaptação de um clássico da literatura americana, Adoráveis Mulheres conta a história das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), cada uma com suas peculiaridades, mas unidas pelo amor. O longa alterna entre passado e presente, retratando o amadurecimento do quarteto enquanto atravessa a Guerra Civil.



Estrelas Além do Tempo


Ambientando em 1961, vivendo a Guerra Fria e a disputa pela supremacia na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, as amigas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), precisam lidar com o preconceito por serem negras e ainda provar sua competência para que consigam ascender na hierarquia da NASA.



Oito Mulheres e um Segredo


O longa acompanha Debbie Ocean (Sandra Bullock), que acabou de sair da prisão e vai em busca da sua ex-parceira Lou (Cate Blanchett), com o objetivo de conseguir ajuda para roubar um colar de diamantes no valor de US $150 milhões. Ela pretende convencer a empresa, dona do colar, a emprestar a jóia para a estrela Daphne Kluger (Anne Hathaway) usar no Met Gala. Para isso, a dupla reúne uma equipe composta apenas por mulheres: Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter) e Tammy (Sarah Paulson).



Moana


Moana é um dos filmes da Disney que trazem uma "princesa” de forma não convencional. Moana Waialiki é uma jovem corajosa, filha do chefe de uma tribo na Oceania, advinda de uma linhagem de navegadores. Com o desejo de descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela decide partir em busca de seus ancestrais, que seriam habitantes de uma ilha mítica de localização desconhecida. Em sua busca, ela conquista a companhia do lendário semideus Maui. Em mar aberto, Moana enfrenta criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.



(Com informações da Revista Galileu, AdoroCinema e Omelete)

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg


Continue lendo