O ator e diretor da TV Globo Marcos Paulo, de 61 anos, morreu na noite deste domingo (11) em sua casa, no Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. O artista lutava contra um câncer no esôfago desde maio do ano passado, descoberto durante um exame de rotina.
O corpo de Marcos Paulo está sendo velado na capela 1 do Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, na manhã de segunda-feira (12). A cremação está marcada para as 11h.
Em agosto de 2011 se submeteu a uma cirurgia e, em seguida, a sessões de quimioterapia e radioterapia. Mesmo enfrentando medicações fortes, ele concluiu seu primeiro longa-metragem "Assalto ao Banco Central".
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
Veja a seguir as manifestações de famosos nas redes sociais sobre a morte do artista:
Antônia Fontenelle, esposa de Marcos Paulo: "Meus amores acabou, Dessa vez a noticia ñ é boa. Depois de tudo que passamos, Deus quis assim. que Deus me dê toda força e sabedoria...".
José de Abreu afirmou, em seu perfil pessoal, que estava "chocado" com a notícia.
Angelica, apresentadora, no Twitter: "Triste noticia! Toda paz do mundo pra familia do nosso querido Marcos Paulo... #RipMarcosPaulo".
Claudia Leitte, cantora, no Twitter: "Marcos Paulo... Tive o prazer de trabalhar algumas vezes sob sua direção! Estava me preparando p/ revê-lo no show da virada...".
Christiane Torloni, atriz, em depoimento à Globo News: "É uma grande perda, o ator magnífico que o Marquinhos sempre foi, o diretor carinhoso, sensível... Nós éramos compadres, né? O Marcos é padrinho do Leonardo (...). Então, além de uma perda da arte, também é uma perda pro coração. É um pecado um homem tão jovem ir assim. Eu acho que o Brasil perde, os amigos perdem, os filhos perdem, os afilhados perdem... Enfim, todos nós perdemos. É um dia muito triste. (...) Ele se dedicou com muito carinho, muito charme, e muita intensidade a todos os personagens que ele fez. Foi belo, charmoso, glamuroso, um galã".
Fernanda Souza, atriz, no Twitter: "Meu Deus! Toda paz do mundo nesse momento difícil a @ladyfontenelle e a Giulia... Descanse em paz, Marcos Paulo".
Fernanda Paes Leme, atriz, no Twitter: "RIP Marcos Paulo!! Tão jovem...me dirigiu em Desejo Proibido! Sentirei saudades! Força querida Antonia e família! Triste!"
Giovanna Antonelli, atriz, no Twitter: "Gente! Que triste a morte do Marcos Paulo. Muito triste. Muita luz pra família!".
Gloria Perez, autora de novelas, em depoimento à Globo News: "Eu estou muito chocada com essa notícia, porque eu estive com Marcos Paulo relativamente há pouco tempo, em uma reunião de criação da Globo. E achei que ele estava bem, estava melhor, que estava se recuperando. Então, é um dia muito triste para todos nós, porque o Marcos é uma presença muito constante, muito significativa na história da novela brasileira, como ator, como diretor. Deixa uma lacuna muito grande para todos nós (...). Deixa um vazio. Eu achava que ele estava melhor. Fica a arte, o artista tem esse lado. A pessoa vai, mas a arte dele fica. Eu estou muito chocada."
Luciano Huck, apresentador, no Twitter: "Triste por Marcos Paulo, filhas, ex-mulheres e mulher. Deixa um trabalho bonito na historia da tv brasileira".
Marina Ruy Barbosa, atriz, no Twitter: "Triste noticia... Marquinhos foi meu primeiro diretor! Tive o prazer de contracenar e ser dirigida por ele. Descanse em paz!".
Murilo Rosa, ator, no Twitter: "Muito triste com a morte do Marcos Paulo, me dirigiu em duas novelas, sempre elegante, carinhoso, que Deus o tenha e conforte sua família!!!".
Preta Gil, cantora, no Twitter: "Muito triste com a perda de Marcos Paulo, um homem digno, talentoso, grande pai, avô, marido, descanse em paz e força para a familia".
Susana Vieira, atriz, no Twitter: "Querida @ladyfontenelle não sei o que te dizer... Estou triste e atônita! Deus te proteja! #RIPMarcosPaulo".
Carreira
Marcos Paulo e a esposa, Antonia Fontenelle, trabalhavam na produção de seu segundo filme como diretor. "Sequestrados" seria um "thriller policial", com cenas gravadas no Amazonas. O elenco teria Lima Duarte, Milhem Cortaz, Fábio Lago, Vinícius de Oliveira e Eriberto Leão.
O artista não conheceu o pai e perdeu a mãe um dia após ter nascido. Ele foi criado pela avó e depois adotado pelo dramaturgo Vicente Sesso.
Sua primeira novela foi O Morro dos Ventos Uivantes, da TV Excelsior, em 1967, quando ele tinha apenas 16 anos. Passou ainda pela Record e pela Bandeirantes antes de ir para a TV Globo, em 1970. Sua estreia na emissora carioca foi na novela Pigmalião 70, escrita por Sesso. Em seguida trabalhou em Próxima Atração (1970), Minha Doce Namorada (1971) e O Primeiro Amor, quando interpretou seu primeiro vilão - Rafa, líder de uma gangue de motociclistas.
Ele dirigiu a novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, ao lado de Dennis Carvalho e José Carlos Pieri. Também ajudou a dirigir Roque Santeiro, em 1985, e outras novelas, como Brilhante, de 1981.
Ainda assinou a direção-geral de várias produções da Globo, com destaque para Fera Ferida (1993), A Indomada (1997) e Porto dos Milagres (2001).
Marcos Paulo deixa três filhas (Vanessa, com a modelo Tina Serina; Mariana, com Renata Sorrah; e Giulia, com Flávia Alessandra).