O governador Orlando Pessuti autorizou nesta semana o reajuste do valor da Gratificação para Manutenção de Instrumentos e Vestuário (GVI) destinada aos integrantes da Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL). A gratificação estava há 12 anos congelada e o reajuste concedido pelo governador Pessuti corresponde a mais de 400%.
O benefício, que correspondia a R$ 280,72 em agosto de 1995, agora passa a valer R$ 1,2 mil A GVI é destinada exclusivamente à manutenção de instrumentos e vestuários dos músicos, por isso não possui caráter salarial.
O reajuste foi conquistado com o apoio do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, que vê com otimismo o reconhecimento do governador. "Os músicos estavam há doze anos sem obter o reajuste desta gratificação. O governador Pessuti concedeu um aumento que corrige parte das perdas", afirmou o secretário.
Leia mais:
Taís Araújo participa de debate em faculdade dos Estados Unidos
MC Kevinho é contratado para cantar em festa, mas chega após fim do evento
Grammy Latino anuncia Ludmilla, Nando Reis e Tiago Iorc entre indicados
Artistas se apresentam em evento contra movimentos de extrema-direita
A OSUEL foi criada oficialmente em 1984 visando a difusão do repertório sinfônico tradicional e contemporâneo, com ênfase na música brasileira, dando suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A orquestra é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público. (Fonte: Assessoria de Imprensa da SETI)