Após o incêndio que consumiu o prédio do Teatro Ouro Verde, Londrina ficou sem sua principal referência na área cultural. De olho na necessidade de investir em novos espaços, o Instituto Social Educativo Novo Signo resolveu apressar as obras do Centro Cultural José Kentenich, em Londrina, que engloba o Teatro Mãe de Deus, com capacidade para 535 pessoas. A previsão de entrega é para setembro de 2014.
O espaço contará com estrutura moderna e condições ideias para receber workshops, espetáculos, congressos, entre outros eventos. Destacam-se a acústica, iluminação, camarins e três cabines simultâneas de tradução. Além das vantagens da localização, com fácil acesso à rede hoteleira e ao centro da cidade, o local terá um estacionamento com 67 vagas.
O projeto está sendo viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. Nesta modalidade, os aderentes podem deduzir o valor aplicado no imposto devido. Para pessoa jurídica, a lei permite que se destine até 4% do lucro real do imposto de renda, com 100% de abatimento. No caso de pessoa física, o valor está limitado a 6%.
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Para a construção do prédio, o Ministério da Cultura aprovou a captação de R$ 6 milhões, dos quais R$ 1,2 já foram obtidos. Faltam, portanto, R$ 4,8 milhões. O prazo para captação se encerra em dezembro deste ano. "O nosso objetivo é inaugurar entre 13 e 18 de setembro, perto do aniversário de 80 anos de Londrina. Queremos dar esse presente à cidade", afirma a Irmã Rosa Maria Ruthes, coordenadora do projeto.
Com esse intuito, a campanha "Escreva seu Nome Nessa História" acaba de ser lançada em parceria com a direção do Centro Cultural e do Comitê de Desenvolvimento do Projeto. Os interessados podem doar qualquer valor para ajudar na finalização dos recursos. Para contribuições acima de R$ 2 mil, o aderente terá o direito de gravar o nome no encosto em uma das cadeiras do teatro. Quem doar um valor menor também garantirá o nome nas placas do complexo. "Queremos que a comunidade entenda que será co-participante da obra. A data [de lançamento] está marcada. A captação está terminando e precisamos do incremento", explica. Criada pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), a campanha será feita por meio da internet, com postagens on-line e e-mails.
O novo empreendimento também terá caráter filantrópico e atenderá projetos da comunidade carente. "Não será um equipamento do colégio. As pessoas que se encontram em vulnerabilidade social terão uma atendimento gratuito para eventos", garante. "Nós temos esse acordo, que já faz parte do projeto junto à Lei Rouanet, de ter um número 'x' de gratuidade para as pessoas", enfatiza Irmã Rosa.