Pesquisar

Canais

Serviços

Neuma interpreta peças de poetas-músicos dos séculos 12 e 13 - Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

A arte dos trovadores

Nelson Sato - Folha de Londrina
28 fev 2008 às 17:46
Continua depois da publicidade

É famoso o veredicto de Ezra Pound (1885-1972) de que a poesia não seria literatura, mas uma arte mais próxima da música - e até da pintura e da escultura. O concerto ''Ars Antiqua e Ars Nova - A tradição dos Trovadores'', uma das atrações de sexta-feira na agenda cultural de Londrina, reforça a tese do poeta que foi um dos maiores responsáveis pelo resgate no século passado do legado dos trovadores provençais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O concerto começa às 20 horas no Teatro Ouro Verde, inaugurando a temporada de apresentações do grupo Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga. A entrada é franca. No espetáculo, os músicos Elimar Plínio Machado, Márcio Nakanishi Hamada e Pedro Hasselmann Novaes interpretam canções medievais de autoria de troubadours e trouvères franceses e italianos dos séculos 12 e 13.

Continua depois da publicidade


O repertório reúne composições de Bernart de Ventadorn, Jean Bodel, D. Afonso X e outros. Algumas músicas foram tocadas em outras apresentações, mas o ''enfoque é novo'', ressalta Elimar, criador do Neuma. ''Selecionamos peças cantadas e instrumentais executadas por instrumentos característicos da épcoca, como o vièle e o fiedel'', diz ele. Canto, gaita de fole, flauta de doce e percussão completam o aparato dos músicos.


O carioca Novaes é o convidado especial da noite. Formado no Conservatório Érik Satie, em Paris (França), já tocou com músicos renomados da Europa. Nesta sexta, antes do concerto noturno, o Neuma apresentará no mesmo palco um concerto didático para crianças às 15 horas, também com entrada franca.

Continua depois da publicidade

Serviço:
Concerto ''Ars Antigua e Ars Nova'' - A Tradição dos Trovadores''

Quando - 29 de fevereiro, sexta-feira, às 15h (concerto didático para crianças), e às 20h (público em geral)
Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) em Londrina
Quanto - Grátis
Mais informações- Tel. (43) 3322-6381


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade