Pesquisar

Canais

Serviços

Espetáculo que junta música, teatro, dança e cantos é dirigido por Edna Aguiar e Fernando Góes - César Augusto
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Celebração da essência feminina

Nelson Sato - Folha de Londrina
28 fev 2008 às 17:43
Continua depois da publicidade

Toda a liberação conquistada pela emancipação feminina ao longo das quatro últimas décadas, talvez não tenha sido capaz de remover as barreiras que separam a mulher de sua ''essência'', de seu vínculo original com a Terra, a ''deusa-mãe'' das culturas ancestrais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O espetáculo cênico-musical ''Sagração'', que estréia nesta sexta-feira em Londrina, estimula reflexões sobre o tema numa montagem inspirada em mitos, arquétipos e manifestações da cultura popular brasileira. A apresentação começa às 20h30, na Usina Cultural, com entrada franca.

Continua depois da publicidade


A direção é de Edna Aguiar e Fernando Góes. O elenco conta com Daniela Fioruci, Dodô Bertoni, Maíra Villas Boas, Mauren Picelli e Meire Valin. ''O espetáculo junta música, teatro, dança, cantos e contos do Sagrado Feminino'', diz Edna. O ''Sagrado Feminino'' seria a sabedoria ancestral, a reverência à ''deusa-mãe'' Terra. ''A terra é sagrada, é a doadora da vida'', explica Meire Valin, responsável pela preparação vocal do elenco. ''Ela era cultuada nas culturas pré-cristãs até o advento da razão masculina, que foi distanciando a mulher de seu instinto e mistério. Nossa proposta é resgatar esse vínculo, esse equilíbrio, esse contato com seus ciclos naturais. Mas sem levantar bandeiras feministas'', diz.


Meire atribui um caráter de celebração ao espetáculo. ''É um presente aos nossos ancestrais e herdeiros. Participar dele mudou nossa relação com a vida. Foi tocante'', salienta. A criação do figurino obedeceu à concepção da montagem juntando folhas, fibras, barro e tecidos naturais. Por conter cenas de nudez, ''Sagração'' é desaconselhável para menores de 16 anos.

Continua depois da publicidade


O espetáculo tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e ficará em cartaz até o dia 16 de março, de quinta a domingo.

Serviço:
Espetáculo cênico-musical ''Sagração''

Quando - 29 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30
Onde - Usina Cultural (Rua Duque de Caxias, 4.159, esquina com a Rua São Salvador), em Londrina
Entrada fraca
Mais informações: Tel. (43) 3336-5010


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade