Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Celebração da essência feminina

Nelson Sato - Folha de Londrina
28 fev 2008 às 17:43
Espetáculo que junta música, teatro, dança e cantos é dirigido por Edna Aguiar e Fernando Góes - César Augusto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Toda a liberação conquistada pela emancipação feminina ao longo das quatro últimas décadas, talvez não tenha sido capaz de remover as barreiras que separam a mulher de sua ''essência'', de seu vínculo original com a Terra, a ''deusa-mãe'' das culturas ancestrais.

O espetáculo cênico-musical ''Sagração'', que estréia nesta sexta-feira em Londrina, estimula reflexões sobre o tema numa montagem inspirada em mitos, arquétipos e manifestações da cultura popular brasileira. A apresentação começa às 20h30, na Usina Cultural, com entrada franca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A direção é de Edna Aguiar e Fernando Góes. O elenco conta com Daniela Fioruci, Dodô Bertoni, Maíra Villas Boas, Mauren Picelli e Meire Valin. ''O espetáculo junta música, teatro, dança, cantos e contos do Sagrado Feminino'', diz Edna. O ''Sagrado Feminino'' seria a sabedoria ancestral, a reverência à ''deusa-mãe'' Terra. ''A terra é sagrada, é a doadora da vida'', explica Meire Valin, responsável pela preparação vocal do elenco. ''Ela era cultuada nas culturas pré-cristãs até o advento da razão masculina, que foi distanciando a mulher de seu instinto e mistério. Nossa proposta é resgatar esse vínculo, esse equilíbrio, esse contato com seus ciclos naturais. Mas sem levantar bandeiras feministas'', diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem moral

Filme entra no lugar do 'TV Xuxa'; Luciano Huck e Angélica ganham espaço

Imagem de destaque

'Páscoa da Nações' terá show, cantata e comidas típicas

Imagem de destaque
Mulher

Casa de cultura promove recital em homenagem à mulher

Imagem de destaque

Para dançar


Meire atribui um caráter de celebração ao espetáculo. ''É um presente aos nossos ancestrais e herdeiros. Participar dele mudou nossa relação com a vida. Foi tocante'', salienta. A criação do figurino obedeceu à concepção da montagem juntando folhas, fibras, barro e tecidos naturais. Por conter cenas de nudez, ''Sagração'' é desaconselhável para menores de 16 anos.


O espetáculo tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e ficará em cartaz até o dia 16 de março, de quinta a domingo.

Serviço:
Espetáculo cênico-musical ''Sagração''

Quando - 29 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30
Onde - Usina Cultural (Rua Duque de Caxias, 4.159, esquina com a Rua São Salvador), em Londrina
Entrada fraca
Mais informações: Tel. (43) 3336-5010


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade