Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Sob o reinado do Momo

Nelson Sato - Folha de Londrina
31 jan 2008 às 17:28
O grupo paulistano Katinguelê anima os londrinenses com seu pagode romântico durante a primeira noite de desfiles - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É sempre assim. Todo ano, às vésperas do Carnaval, os anúncios meteorológicos passam a ser tão importantes para os participantes de escolas de samba quanto os ensaios finais nas quadras e barracões. Desta vez, de acordo com as previsões, o céu estará carregado de nuvens no fim de semana em Londrina. ''Se chover, temos que aceitar e sair assim mesmo'', afirma Pedro Scheffer, presidente da Liga das Escolas de Samba de Londrina, referindo-se ao Carnaval de rua da cidade, que acontece no sábado e domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Segundo ele, a expectativa de público é de 18 a 19 mil pessoas para os dois dias de desfiles. ''Pela primeira vez, vendemos praticamente todos os lugares nos camarotes'', conta. Muito da euforia em torno do evento deve-se à rivalidade entre as escolas Gaviões Londrinenses e Garotos Unidos da Zona Sul, que concorrem ao título do Grupo A. ''O Katinguelê também vai levar muita gente pra lá'', completa Scheffer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O grupo paulistano de pagode será a grande atração de sábado, na primeira noite de folia, logo após o desfile especial das escolas convidadas Sangue Azul, Unidos do Sol e a estreante Alegria da Passarela. A programação começa às 21 horas. Katinguelê traz seu pagode romântico, do qual é pioneiro em suas mais de duas décadas de trajetória. No domingo, desfilam as agremiações do Grupo A Gaviões Londrinenses, Garotos Unidos da Zona Sul, Explode Coração; além da única participante do Grupo B Império da Zona Norte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem moral

Filme entra no lugar do 'TV Xuxa'; Luciano Huck e Angélica ganham espaço

Imagem de destaque

'Páscoa da Nações' terá show, cantata e comidas típicas

Imagem de destaque
Mulher

Casa de cultura promove recital em homenagem à mulher

Imagem de destaque

Para dançar


O desfile de sábado estará desfalcado da escola Quilombo dos Palmares (rebaixada para o Grupo B no ano passado), a mais antiga agremição local. Foi convidada, mas desistiu da festa alegando problemas de saúde da presidente Nilza Garcia Ferreira. A novidade é a estreante Alegria na Passarela (zona leste). As ''convidadas'' não concorrem a prêmios, mas Scheffer garante que ''se cumprirem o regulamento'', todas retornarão em 2009 no Grupo B. Para domingo, a expectativa é grande em torno dos desfiles das escolas Gaviões Londrinenses e Garotos Unidos da Zona Sul. A primeira quer conquistar o hexa. A segunda amarga a síndrome de ser ''vice'' da rival.

Publicidade


O trunfo de uma para desbancar a hegemonia da outra está centralizado na figura do carnavalesco Alex Lima, que trabalhou de 2004 a 2007 para a Gaviões e nesta temporada foi contratado pela Garotos Unidos. Para substituí-lo, a escola pentacampeã montou uma comissão integrada por cinco carnavalescos locais e dois cariocas. Eles assinaram o enredo ''Imin-100 - Centenário da Imigração: tem japonês no carnaval da Gaviões'', que homenageia comunidade nipo-brasileiro.


A Garotos Unidos, por sua vez, elaborou o enredo ''No arraial do Carnaval, a Garotos acende a fogueira do teu coração'', uma celebração das festas juninas. A letra é de autoria de Victor Henrique, Marquinhos do Banjo, Aloísio Villar e Junior Nova Geração - todos da ala de compositores das escolas União da Ilha e Boi da Ilha, do Rio de Janeiro.

Publicidade


O desfile terá participações de brincantes da festa do Boi de São Mateus do Sul (PR), de atores do grupo Cabala (de Cambé - PR), além de percussionistas do grupo local L.A.T.A. A coordenação da comissão de frente ficou a cargo de Edna Aguiar, professora de interpretação da Escola Municipal de Teatro e que já desfilou pela escola Vai-Vai, de São Paulo.


Fundada em 1989, a Garotos foi a grande vencedora do Grupo A no carnaval de 2002. Quer o título outra vez. O público assistirá a uma briga de gigantes, com a Explode Coração rondando pelas beiradas como franco-atiradora. A Secretaria Municipal de Cultura preparou um esquema especial de segurança para os dois dias. Os foliões contarão com cerca de 70 policiais em cada dia de festa, além do reforço de seguranças particulares.

Publicidade


Do lado de fora do autódromo, estarão presentes policiais de trânsito da Polícia Militar para cuidar do fluxo de automóveis nas proximidades. A apuração dos votos dos desfiles será realizada na terça-feira, a partir de 14h, no Ginásio de Esportes Moringão. A entrega dos troféus às campeãs será feita na quarta-feira de cinzas (dia 6), às 16h, no Museu de Arte de Londrina.


Serviço:
- Desfile das escolas convidadas Unidos do Sol, Sangue Azul e Alegria na Passarela e show do grupo Katinguelê
Quando- Sábado, dia 02, a partir de 21h

- Desfile da escola do Grupo B Império da Zona Norte e das escolas do Grupo A Gaviões Londrinenses, Garotos Unidos da Zona Sul e Explode Coração
Quando - Domingo, a partir de 21h
Onde- Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina
Quanto - R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade