20/10/20
Doodle

Google homenageia médico defensor da lavagem das mãos

Nesta sexta-feira (20), o Google decidiu homenagear o médico húngaro Ignaz Semmelweis, primeiro defensor da importância de lavar as mãos, com seu doodle.

Reprodução/Google
Reprodução/Google


Semmelweis chegou a ser internado em um manicômio, no fim de sua vida, por conta da descrença que recebia de seus pares - mesmo tendo sido o responsável por diminuir inúmeras mortes de mães e crianças em maternidades pela chamada "febre puerperal".

Nascido em 1818, ele fez a descoberta de que a ausência de higiene dos médicos causava a doença em 1847 ao analisar um grupo de médicos homens e um grupo de parteiras, que atuavam no nascimento de crianças no mesmo hospital.

Acidentalmente, o húngaro percebeu que a infecção que causava a morte das mulheres após o parto era a mesma que ele viu acontecer com médicos que faziam o exame de cadáveres. Com isso, percebeu que a falta de limpeza das mãos era o que causava a infecção - já que muitos dos médicos faziam o exame dos cadáveres e já iam para as salas de parto. Entre as parteiras, a taxa de morte era muito menor, pois elas não tinham essa outra função.

Então, Semmelweis fez um teste prático e colocou uma bacia com uma solução de cloro para que os médicos desinfetassem as mãos antes de realizarem o parto, provocando uma redução de 90% das mortes no hospital.

No entanto, por conta da descrença dos colegas, ele precisou voltar para sua terra natal e foi internado após ser enganado por alguns amigos, que disseram que o levariam para uma visita ao manicômio para verificar as condições de saúde do local.

Semmelweis faleceu aos 47 anos, em 1865, sem ver a importância de sua medida na prática. Hoje, no entanto, a medida tão defendida pelo médico húngaro é uma das mais fundamentais para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que já infectou mais de 245 mil pessoas no mundo, matando 10.031.
Ansa Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Abriu o coração

Fazenda: Biel lembra paixão por Mirella e relacionamento aberto

20 OUT 2020 às 11h52
Momento difícil

'A dor é enorme', diz Neguinho da Beija-Flor após morte do neto

20 OUT 2020 às 11h33
'Batismo de Fogo'

Padre Marcelo Rossi relata dramas pessoais em novo livro

20 OUT 2020 às 10h33
Pega ou passa?

Neymar lista famosas com quem já ficou; Cleo é 'sonho de infância'

20 OUT 2020 às 09h32
'Gratidão'

Luan Santana homenageia ex-noiva: 'história linda que vivemos'

20 OUT 2020 às 08h42
Confusão

Ex do jogador Dudu diz que teve caso com Gusttavo Lima

20 OUT 2020 às 08h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados