Só Dan Brown e J.K.Rowling são capazes de desbancá-lo. Mas como nem o autor de ''O Código da Vinci'' e nem a autora da saga de Harry Potter anunciaram novos lançamentos para esta estação, Paulo Coelho poderá reinar sozinho até o final do ano no topo das listas de títulos mais vendidos no País. ''A Bruxa de Portobello'', o novo livro do escritor de 59 anos, chega no dia 27 de setembro às prateleiras do Brasil e de Portugal, simultaneamente.
Para promover a obra, a editora Planeta decidiu comercializá-la por um preço de capa abaixo do praticado pelo mercado. O exemplar já esteve em pré-venda em sites como Submarino ou Siciliano a R$ 14,90 e será vendido a R$ 19,90. Não é preciso ser mago ou alquimista para prever a trajetória bem-sucedida do produto, que ajudará o escritor a superar a marca de 75 milhões de volumes vendidos em todo o mundo.
''A Bruxa de Portobello'' narra o percurso de ''Athena'' (A bruxa), menina orfã abandonada pela mãe cigana na Transilvânia e adotada por emigrantes libaneses na Inglaterra. Já adulta, ela trabalha como bancária e vendedora de terrenos em Dubai até se transformar numa sacerdotisa em Portobello Road, rua do bairro de Notting Hill, em Londres. O enredo é construído dentro do tempo cronológico de 21 anos, entre 1973 e 1994 - período que se passa a história.
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Coelho adota narrativa polifônica, com várias vozes reconstituindo a trajetória e a personalidade da protagonista. Entre os temas tratados na obra estão a fé, a intolerância religiosa, o papel da mulher na família, a mídia e as relações entre pais e filhos.
O lançamento da versão impressa do volume foi precedido de uma iniciativa temerária do autor, que colocou o equivalente a 1/3 do livro em seu blog (www.paulocoelhoblog.com). Até dois dias antes do lançamento do impresso, 12 capítulos estavam disponíveis na rede.
A mamata acabaria no dia do lançamento, quando o endereço virtual passa a servir apenas para discussão da obra. Segundo o material de divulgação, a intenção de fornecer um ''aperitivo'', é fazer os leitores julgarem o material antes de comprá-lo.
Em se tratando de Paulo Coelho, cuja obra passa longe de obter unanimidade da crítica, não deixa de ser uma jogada de marketing arriscada. Mas até agora, os comentários postados no blog só entusiasmaram o escritor, que já anuncia a criação de um portal para discutir não apenas seu livro como questões palpitantes da atualidade.
Ainda dentro da estratégia de divulgação, a editora investiu no famoso site YouTube inserindo depoimentos do escritor sobre a obra. ''Cada novo livro tem a excitação do primeiro. É o que justifica minha vida. O escritor não é uma pessoa que chegou a um ponto, mas está sempre desafiada'' - diz ele. ''A Bruxa de Portobello'' é o primeiro título de Coelho na editora Planeta, cuja estratégia para badalar a aquisição do autor envolveu a reedição de dez de seus livros anteriores.
Às voltas com o lançamento, o escritor best-seller está envolvido também com a produção de um documentário sobre o Caminho de Santiago de Compostela, que refez por 90 dias recentemente para comemorar os 20 anos da primeira caminhada por lá.
O filme, intitulado ''Paulo Coelho in the Road to Santiago'', contou com locações nas cidades espanholas de Puente de la Reina, Santo Domingo de la Calzada, San Juan de Ortega e Bargos. Será exibido pelo canal norueguês TV2.
Com a agenda lotada, o ocupante da cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras também atende um interlocutor especial em seus dias de folga: o jornalista e escritor Fernando Morais, que está escrevendo sua biografia.
Serviço:
''A Bruxa de Portobello'', de Paulo Coelho
Editora Planeta
Preço: R$ 19,90