Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Personagem ficcional

Drácula, de Bram Stoker, comemora 120 anos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mai 2017 às 09:44
- Reprodução/Adoro Cinema
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A história do mais famoso dos vampiros, Conde Drácula, celebra 120 anos do lançamento de sua primeira versão, no dia 26 de maio de 1897. Escrito pelo irlandês Bram Stoker, Drácula é até hoje considerada uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos e por isso segue conquistando inúmeros fãs.

Drácula é uma história de vampiros e lobisomens, de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Estruturado como um romance, o livro foi escrito a partir de uma série de cartas, relatos, reportagens de jornais, entre outros. Ele nos apresenta também os costumes, tradições e a cultura da Inglaterra vitoriana e a reação dos britânicos com relação ao que vem do estrangeiro. A atmosfera gótica é o pilar do romance.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando o conhecimento científico encontra seu limite para lidar com os fatos, resta o conhecimento popular. É assim que Van Helsing tira os procedimentos necessários para lidar com o vampiro. As dicotomias entre as figuras do bem e do mal são figuradas nos personagens humanos e nos vampiros. O único contato entre os universos é a sensualidade e o erotismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


"Embora Stoker não tenha inventado os vampiros e tenha sido influenciado por contos anteriores, o seu romance foi responsável pela popularização dos vampiros através de muitas peças de teatro, cinema e televisão, meios nos quais a obra ganhou inúmeras interpretações. E já que uma das características dos vampiros é a eternidade, para mantê-lo sempre atual e acessível, o Conde se moderniza e chega ao século XXI em versão de áudio que pode ser acessada facilmente pelo celular", explica Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook.

"Logo, não deixa de ser curioso pensar que, para manter seu reinado e presença na literatura atual, a história do Conde se adeque a um dos modelos do mercado editorial que mais têm crescido nos últimos tempos, o audiolivro", complementa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade