No próximo sábado (20) será lançada a segunda edição do livro "Gastronomia e Patrimônio Cultural Londrinense". O evento de lançamento acontece a partir das 17h no Laboratório de Gastronomia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), na rua Itararé, 10. A publicação foi organizada pelos professores de gastronomia Leandro Henrique Magalhães e Miriam Cristina Moretti e traz quatro receitas de três etnias que participaram da colonização de Londrina. O livro faz parte do Projeto Educação Patrimonial, da Secretaria Municipal de Cultura, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Nesta edição, o livro trará receitas alemãs, espanholas e portuguesas. Durante o processo de criação, os autores fizeram um levantamento sobre as etnias presentes em Londrina nas décadas de 1930 e 1940, além de uma pesquisa documental para conhecer a história e os hábitos destes povos na cidade. Na última etapa da produção, foram feitas entrevistas com imigrantes pioneiros para que fossem identificadas receitas culinárias da época.
A criação do livro contou com a participação de professores e alunos do curso de gastronomia da Unifil, e a publicação pode ser baixada gratuitamente por meio do site do projeto Educação Patrimonial, no endereço http://www.educacaopatrimonial.com.br.
Leia mais:
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa
Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero
Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta
Projeto valoriza patrimônio cultural de Londrina
O Projeto Educação Patrimonial foi criado em 2005 como uma iniciativa da Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Seu objetivo é fomentar atividades culturais e apoiar a criação de produtos ligados à educação formal e informal a fim de valorizar as identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural Londrinense.
O projeto tem financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Universidade Estadual de Londrina (Uel), Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História
"Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.