Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça

Gastronomia pioneira é tema de livro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 set 2014 às 07:58
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No próximo sábado (20) será lançada a segunda edição do livro "Gastronomia e Patrimônio Cultural Londrinense". O evento de lançamento acontece a partir das 17h no Laboratório de Gastronomia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), na rua Itararé, 10. A publicação foi organizada pelos professores de gastronomia Leandro Henrique Magalhães e Miriam Cristina Moretti e traz quatro receitas de três etnias que participaram da colonização de Londrina. O livro faz parte do Projeto Educação Patrimonial, da Secretaria Municipal de Cultura, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Nesta edição, o livro trará receitas alemãs, espanholas e portuguesas. Durante o processo de criação, os autores fizeram um levantamento sobre as etnias presentes em Londrina nas décadas de 1930 e 1940, além de uma pesquisa documental para conhecer a história e os hábitos destes povos na cidade. Na última etapa da produção, foram feitas entrevistas com imigrantes pioneiros para que fossem identificadas receitas culinárias da época.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criação do livro contou com a participação de professores e alunos do curso de gastronomia da Unifil, e a publicação pode ser baixada gratuitamente por meio do site do projeto Educação Patrimonial, no endereço http://www.educacaopatrimonial.com.br.

Leia mais:

Imagem de destaque
Enfezado Nunca Mais

Caravana do cocô vai levar história de estados brasileiros por meio da saúde intestinal

Imagem de destaque
Falência múltipla dos órgãos

Morre Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho' e mestre da literatura infantil, aos 91

Imagem de destaque
Autora renomada

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos

Imagem de destaque
Pesquisa feita por 23 instituições

Combate à fome no Brasil precisa de apoio urgente da ciência, alerta ABC


Projeto valoriza patrimônio cultural de Londrina


O Projeto Educação Patrimonial foi criado em 2005 como uma iniciativa da Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Seu objetivo é fomentar atividades culturais e apoiar a criação de produtos ligados à educação formal e informal a fim de valorizar as identidades e memórias que compõem o Patrimônio Cultural Londrinense.

O projeto tem financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio de instituições como Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Universidade Estadual de Londrina (Uel), Grupo de Trabalho em Patrimônio Histórico e Cultural da Associação Nacional de História
"Seção Paraná", Museu de Arte de Londrina e Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade