Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia 7 de março

Jornalista argentino lança livro em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
25 fev 2013 às 12:58

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nascido em Buenos Aires e formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ariel Palacios, 46 anos, lança "Os Argentinos" no próximo dia 7 de março na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí. Marcado para as 19 horas, o lançamento terá sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. No dia seguinte, às 8 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Palacios profere a palestra "Da Economia ao Futebol: um retrato falado dos argentinos", seguida de debate com o público. Ambos os eventos têm patrocínio da Rádio CBN Londrina.

"Os Argentinos" marca a estreia de Ariel Palacios no mercado editorial. É um panorama político, econômico e social e desmistifica clichês existentes sobre a Argentina. O título, que integra a coleção "Povos & Civilizações" da Editora Contexto, conta como os argentinos são, como vivem, sua conturbada história, suas crenças e como, ao contrário do que muitos acreditam no Brasil, gostam e admiram seus vizinhos brasileiros. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A história político-econômica, social e geopolítica da Argentina tem mudado muito nas últimas décadas e o objetivo da obra, de acordo com o autor, é mostrar ao leitor brasileiro a estrutura de um país cheio de contrastes e antagonismos. Temas como a cultura, o dia a dia, a idiossincrasia, a gastronomia, os mitos, a história, a política, a economia e o futebol, entre outros, estão divididos em 14 capítulos, com linguagem fluida e uma abordagem divertida e, ao mesmo tempo, profunda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos

Imagem de destaque
'Nada Sincronizado'

Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira

Imagem de destaque
Em livros

Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte


"A ideia era fazer um livro que ajudasse a acabar com os clichês dos brasileiros em relação ao país vizinho e que abordasse os mais diversos aspectos da sociedade argentina", diz Palacios, que há mais de 15 anos atua em grandes veículos da imprensa brasileira. O futebol, ou o "fútbol" (ou, popularmente, "el fulbo"), é apresentado como a paixão esportiva número um dos argentinos. E, ao contrário do que acredita uma grande parte dos brasileiros, o principal rival da Argentina no futebol é a Inglaterra, por questões geopolíticas, mais especificamente a Guerra das Malvinas (1982). "Nesse contexto, quando o Brasil enfrenta a Inglaterra, os argentinos sempre torcem a favor do Brasil", revela. 

Publicidade


A economia argentina sempre causou surpresa aos economistas de todo o planeta, já que o país, que representava 50% do PIB latino-americano em 1910, atualmente representa apenas 7,7%. "O país passou pelas mais esquizofrênicas políticas econômicas, indo de governos estatizantes aos mais intensos neoliberais, para voltar de novo às estatizações. Durante a crise de 2001-2002, além do peso, os argentinos operavam com o dólar e mais de uma dúzia de ‘moedas paralelas’ cujas cédulas pareciam notas do ‘Banco Imobiliário’", comenta o autor. 


O livro também retrata as peculiaridades da história, desde as duas fundações da cidade de Buenos Aires (a segunda delas, protagonizada por um basco acompanhado de uma centena de paraguaios), até a existência de duas datas nacionais. Palacios destaca que a Argentina é um país altamente politizado, embora careça de uma tradição de institucionalidade: somente quatro presidentes civis conseguiram completar seus mandatos nos últimos 80 anos. 

Publicidade


"A Argentina é o país com o qual compartilhamos o ‘portunhol’, este peculiar ‘idioma’, falado tanto por turistas como por presidentes. E é também a terra do ‘lunfardo’, a sui generis gíria usada no tango e na vida cotidiana", completa Palacios. O país é a terra de mitos como Juan Domingo Perón e sua mulher Evita; de Carlos Gardel, de Diego Armando Maradona, entre outros. Parte destes mitos está enterrada, "pero no mucho". Esse é o caso de Perón e Evita, que, apesar de mortos há décadas, ainda arrebanham votos nas eleições argentinas. 


Sobre o autor - Ariel Palácios, 46 anos, é portenho. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, fez o Master de Jornalismo do jornal El País (Madri) em 1993. É correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Buenos Aires, desde 1995, e do canal de notícias GloboNews, desde 1996.

Publicidade


Sobre a editora - Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Contexto está presente há 26 anos no mercado editorial brasileiro. Detentora de centenas de livros referência para a academia, também se dedica à produção dos chamados "livros de livraria". 


Ficha Técnica:

Título: Os Argentinos
Editora: Contexto
Formato: 16,5 cm x 21,5 cm
Páginas: 368
Preço: R$ 49,90


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo