Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Empréstimo é gratuito

Livros doados às "Tubotecas" passam por triagem

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
09 ago 2013 às 09:37

Compartilhar notícia

- Cido Marques/FCC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A implantação do projeto das Tubotecas - pequenas bibliotecas que funcionam dentro das estações-tubo de Curitiba para empréstimo gratuito - fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores.

As Tubotecas, as Casas da Leitura e as bibliotecas especializadas da FCC recebem boa parte do material referente à literatura de todos os gêneros, obras históricas, artísticas e científicas, e histórias em quadrinhos. Livros técnicos de outras áreas do conhecimento, obras religiosas, de autoajuda, enciclopédias e livros didáticos são encaminhados para outras instituições, como associações de moradores, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Em julho, um lote de 2.500 volumes foi enviado ao Departamento Penitenciário do Estado (Depen) para distribuição em unidades penais e utilização por detentos que participam do projeto Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Todas as doações são aproveitadas de alguma forma", diz a gerente das Casas da Leitura, Patrícia Wohlke, responsável pela avaliação do material doado. Segundo Patrícia, mesmo os livros didáticos encontram interessados nas associações de moradores e bibliotecas da zona rural da Região Metropolitana de Curitiba, que sofrem com a carência de informações. Os livros doados a esses locais são utilizados em atividades de reforço escolar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em livros

Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte

Imagem de destaque
Preocupante

Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores de livros em 5 anos, aponta pesquisa

Imagem de destaque
Para seguir minha jornada

Saiba mais sobre a nova edição da biografia de Chico Buarque oito ponto zero

Imagem de destaque
Literatura infantil

Professoras da rede municipal de Londrina lançam livro sobre folclore japonês nesta sexta


Em meio ao grande volume de doações, encontram-se livros atuais, obras literárias de qualidade e até mesmo obras raras. Recentemente, Patrícia resgatou uma biografia de Rocha Pombo (escritor e historiador paranaense, falecido em 1933), edição de 1947, que foi destinada à biblioteca da Casa da Memória para uma avaliação mais precisa sobre o interesse histórico da obra. Também encontrou o livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno, que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças. O livro está com edição esgotada, sendo difícil encontrá-lo no mercado. Neste caso, o exemplar passou a integrar o acervo das Casas da Leitura como obra de referência. "Não podemos deixar de aceitar tudo o que a comunidade traz, pois estaríamos perdendo a possibilidade de resgatar muita coisa boa", explica Patrícia Wohlke.

Boas mãos -
Entre as aquisições recentes estão os 250 livros doados pela Universidade Tuiuti e os 1.000 volumes doados pelo Sebo Osório. Uma das mais significativas veio do professor Mário Lopes da Silva, que doou aproximadamente 2 mil volumes da biblioteca da educadora Lybia Farah Araújo, sua sogra, falecida em 2011. Esse acervo integrava a biblioteca das escolas que foram mantidas pela família durante aproximadamente 30 anos, em Curitiba – Pré-Escola Balão Vermelho, Escolas Bittar e Anglo Bittar.

Publicidade


"É um acervo muito bom, com exemplares de grandes obras da literatura brasileira, muitos romances e biografias, que eram as suas predileções. Foi por meio do trabalho dela que eu e meus filhos adquirimos também o gosto pela leitura", conta Mário Lopes. Precisando se desfazer do acervo, por estar em processo de mudança, o professor pesquisou algumas alternativas de destinação das obras, até que tomou conhecimento do projeto das Tubotecas. "Pensei: vai ficar em boas mãos", disse.


Lopes tornou-se um entusiasta das Tubotecas. "Este projeto é sensacional. Se esses livros tivessem ido para outro local, hoje eu estaria com o coração apertado, mas agora me sinto gratificado com o destino que tiveram", afirmou.

As doações podem ser entregues nas Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba e na sede da Coordenação de Literatura da FCC no Palacete Wolf (Praça Garibaldi, nº 7).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo