Falar de amor com lirismo e também modernidade, em 2018, é possível. Rodrigo Alonso ultrapassa as fronteiras de sua carreira artística e desnuda emoções com sensibilidade para estrear na literatura com "Indícios". O livro, com poesias inspiradas pelo encontro com a obra de Pablo Neruda, reúne observações amorosas tímidas e platônicas, que fogem da rima para buscar uma sonoridade liberta e autêntica.
"Conheci Neruda ao ler Jardim de Inverno, em 2009. Foi quando mergulhei me identificando em sua poesia, que ultrapassava os esforços da métrica e da rima: era a alma do poeta que falava, mais forte no dizer do que na forma. Ali percebi: eu deveria buscar o que estivesse próximo à minha própria alma", comenta Alonso.
Em seus primeiros passos no universo das letras, Alonso contou com a parceria de Sarah Barbosa Soares, ilustradora que participou do projeto ampliando as possibilidades do texto. A dupla se conheceu em Londrina, onde estudaram juntos e circulavam na mesma roda de amigos. Já existia a admiração mútua à época, bem como confidências sobre amores e paixões adolescentes trocadas em bilhetes durante as aulas. Ao decidir que estava no momento de publicar seu primeiro livro, o jovem escritor convidou a amiga para fazer parte da obra.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Como Ana Claudia Quintana Arantes virou fenômeno ensinando sobre a morte
"Queria que as minhas poesias apenas fossem uma inspiração, e não a exigência. Com isso eu sinto que o livro se expandiu no contexto do subtexto, com imagens que ampliam o que é lido como um todo e que só ganhou com a criação da Sarah e a arte do Ignácio no Livro", afirma o autor.
O projeto gráfico de "Indícios" é de Ignacio Hervas, artista igualmente fundamental para a realização da obra e que já participou de projetos em outras áreas com Alonso. O convidado para fazer a apresentação do livro é José Carlos Fernandes, jornalista e professor da UFPR, que apadrinhou o poeta assinando a orelha e o prefácio da edição. Em comum com o escritor, todos na equipe entregaram-se com paixão e delicadeza para a realização da publicação.
Todo o valor arrecadado com as vendas durante o lançamento de "Indícios" será revertido para comprar e distribuir livros infanto-juvenis para escolas públicas e bibliotecas comunitárias. Serão selecionados exemplares que tratem de temas sobre diversidade racial e de gênero. Volumes da obra também serão doados para várias instituições educacionais.
"Indícios" conta com o apoio da Copel e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná. O lançamento acontece em 14 de junho, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação de Curitiba; e em 21 de junho, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping de Londrina. Os eventos são às 20 horas e contam com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e a ilustradora, além de surpresas reservadas para os leitores.