03/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Literatura

Rodrigo Alonso lança 'Indícios' em Londrina e Curitiba

Divulgação
Divulgação


Falar de amor com lirismo e também modernidade, em 2018, é possível. Rodrigo Alonso ultrapassa as fronteiras de sua carreira artística e desnuda emoções com sensibilidade para estrear na literatura com "Indícios". O livro, com poesias inspiradas pelo encontro com a obra de Pablo Neruda, reúne observações amorosas tímidas e platônicas, que fogem da rima para buscar uma sonoridade liberta e autêntica.


"Conheci Neruda ao ler Jardim de Inverno, em 2009. Foi quando mergulhei — me identificando — em sua poesia, que ultrapassava os esforços da métrica e da rima: era a alma do poeta que falava, mais forte no dizer do que na forma. Ali percebi: eu deveria buscar o que estivesse próximo à minha própria alma", comenta Alonso.

Em seus primeiros passos no universo das letras, Alonso contou com a parceria de Sarah Barbosa Soares, ilustradora que participou do projeto ampliando as possibilidades do texto. A dupla se conheceu em Londrina, onde estudaram juntos e circulavam na mesma roda de amigos. Já existia a admiração mútua à época, bem como confidências sobre amores e paixões adolescentes trocadas em bilhetes durante as aulas. Ao decidir que estava no momento de publicar seu primeiro livro, o jovem escritor convidou a amiga para fazer parte da obra.

"Queria que as minhas poesias apenas fossem uma inspiração, e não a exigência. Com isso eu sinto que o livro se expandiu no contexto do subtexto, com imagens que ampliam o que é lido como um todo e que só ganhou com a criação da Sarah e a arte do Ignácio no Livro", afirma o autor.

O projeto gráfico de "Indícios" é de Ignacio Hervas, artista igualmente fundamental para a realização da obra e que já participou de projetos em outras áreas com Alonso. O convidado para fazer a apresentação do livro é José Carlos Fernandes, jornalista e professor da UFPR, que apadrinhou o poeta assinando a orelha e o prefácio da edição. Em comum com o escritor, todos na equipe entregaram-se com paixão e delicadeza para a realização da publicação.

Todo o valor arrecadado com as vendas durante o lançamento de "Indícios" será revertido para comprar e distribuir livros infanto-juvenis para escolas públicas e bibliotecas comunitárias. Serão selecionados exemplares que tratem de temas sobre diversidade racial e de gênero. Volumes da obra também serão doados para várias instituições educacionais.

"Indícios" conta com o apoio da Copel e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná. O lançamento acontece em 14 de junho, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação de Curitiba; e em 21 de junho, na Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping de Londrina. Os eventos são às 20 horas e contam com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e a ilustradora, além de surpresas reservadas para os leitores.
Redação Bonde com Assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Recordes
BBB 20 gerou sete vezes mais interações em dois meses no Twitter que toda a edição de 2019
02/04/2020 15:10
Polêmica
Larissa Manoela e padre Fábio de Melo reagem a ato racista de empresário contra Maju Coutinho
02/04/2020 12:14
Polêmica
Sikêra Júnior diz que foi censurado pelo Facebook
02/04/2020 11:33
Do BBB pra vida
Prior aceita convite de Pyong para beber cerveja: 'Amigos aqui fora'
02/04/2020 10:50
Para a quarentena
HQ grátis de 'The Walking Dead' e Marvel são destaques desta quinta
02/04/2020 10:17
Veja mais e a capa do canal