Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arte como ofício

Dia do Artista: entenda a importância da música no Brasil

Redação Bonde com assessoria de imprensa
24 ago 2021 às 14:14
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil é reconhecido em todo o mundo por seus grandes compositores, intérpretes e artistas. Atualmente mais de 15 milhões de obras musicais fazem parte do banco de dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), baseado em cadastros de compositores e artistas filiados às sete associações de música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que formam com o Ecad a gestão coletiva no Brasil. Em comemoração ao Dia do Artista, nesta terça-feira, dia 24, o Ecad fez um estudo em seu banco de dados sobre aqueles que fazem da arte musical o seu ofício.


Os titulares podem ser cadastrados em cinco categorias musicais: compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. No banco de dados da gestão coletiva, 83,9% são compositores; 13,2% são editores; 7,2% são intérpretes, 6,5% são músicos e 3,2% são produtores fonográficos. É importante mencionar que um mesmo titular de música pode ser cadastrado em mais de uma categoria. Por exemplo, compositor e intérprete.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, a renda distribuída aos titulares nacionais foi cerca de cinco vezes maior do que a renda dos titulares estrangeiros, o que é um reflexo dos hábitos de consumo brasileiro de música. No ano passado, a gestão coletiva distribuiu R$ 947,9 milhões em direitos autorais, sendo que 76% foram destinados ao repertório autoral nacional, contribuindo para fomentar a cadeia produtiva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


"A música é um dos maiores bens culturais do Brasil e aqueles que dedicam a sua vida a ela merecem toda valorização e reconhecimento. É por isso e por todos eles que a gestão coletiva da música trabalha diariamente. Cuidamos dos direitos autorais de muitos titulares nacionais e estrangeiros e é um orgulho ver como as músicas brasileiras se destacam no país”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Para receber os seus direitos autorais de execução pública, qualquer compositor ou artista precisa ser filiado a uma das sete associações de música, conforme determina a legislação (Lei 9.610/98). É importante que, além da filiação, todos mantenham as suas informações atualizadas na associação para que o Ecad possa identificar as músicas tocadas no país e garantir a distribuição dos direitos autorais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade