Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
41ª edição

Festival Internacional de Música de Londrina acontecerá em dezembro de forma virtual

Redação Bonde com N.com
28 jul 2021 às 14:42
Continua depois da publicidade

A 41ª edição do FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) foi confirmada para acontecer entre os dias 5 e 11 de dezembro deste ano. O evento será realizado virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19. Uma parte da programação artística do festival terá caráter educativo e didático, sendo que alguns espetáculos serão em formato híbrido seguindo as normas de segurança estipuladas pelos decretos municipais e estaduais.

Continua depois da publicidade


Segundo a assessoria de imprensa do festival, o 41º FIML terá seu eixo pedagógico com aulas on-line, privilegiando a formação musical em diferentes propostas para composição, improvisação e arranjo, história da música brasileira contextualizada, instrumentos diversos, formação de coros, oficina de jazz e choro, a formação do educador musical em contextos inclusivos e coletivos. Em breve a direção do festival divulgará os cursos que serão ofertados e o período de inscrição via site do evento (https://fiml.art.br/).

Continua depois da publicidade


A abertura oficial do Festival de Música está programada para o dia 5 de dezembro. Neste dia, haverá shows com grupos de Londrina. No dia 10 de dezembro, em comemoração ao aniversário de 87 anos de Londrina, será realizado um show com o cantor e compositor Ivan Lins, acompanhado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e que deve ser realizado no Teatro Universitário Ouro Verde, com transmissão "ao vivo” (live streaming).


Seminário Internacional

Continua depois da publicidade


Em outubro, abrindo a programação da 41ª edição do FIML, será realizado o I Simpósio Internacional de Educação Musical, uma parceria interinstitucional entre o Festival, ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), ISME (Sociedade Internacional para a Educação Musical), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a UFG (Universidade Federal de Goiás).


A conferência de abertura está confirmada com a presidente da ISME, Emily Akuno. A educadora do Quênia vem desenvolvendo reconhecido trabalho na área da Educação Musical, mundialmente baseado no respeito à diversidade cultural.


Segundo a diretora pedagógica do festival, Magali Kleber, a sua proposta vai muito além de uma visão eurocêntrica, já superada, e traz os valores culturais para uma perspectiva pedagógica, de valorização das práticas musicais tão diversas que encontramos pelo mundo, em comunidades e grupos sociais que tem a música como identidade. Estão previstas, ainda, a participação de importantes conferencistas de diversos países.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e como presidente da Associação de Amigos do FIML, Marco Antônio de Almeida. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Universidade Estadual de Londrina/ Casa de Cultura, e Associação de Amigos do FIML.


Continue lendo