O Festival de Teatro de Curitiba tem abertura para convidados nesta quarta-feira, 15 de março. Pela primeira vez o evento de abertura vai acontecer no Guairão e pela primeira vez também a parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra acontece de maneira mais transparente e consolidada. Tanto que a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), um dos corpos estáveis do Guaíra, faz concerto de abertura, em espetáculo costurado pelo diretor Marcio Abreu e estrelado pelo ator Luis Melo.
A Sinfônica do Paraná sobe ao palco do Guairão sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi apresentando obras de Igor Stravinski e de Leonard Bernstein. No programa, ''História do Soldado'', de Igor Stravinski e ''West Side History'', de Leonard Bernstein. De Stravinski, a OSP apresenta ''A História do Soldado''. Na segunda parte do programa, ''Danças Sinfônicas'' de ''West Side Story'', de Leonard Bernstein.
O festival propriamente dito começa na quinta-feira. A largada dos espetáculos na Mostra Contemporânea é dada às 16h30, com a peça ''Hygiene'', do grupo paulista XIX de Teatro. Este grupo tem uma característica, foi ''promovido'' à mostra oficial depois de bem-sucedidas apresentações no Fringe do ano passado. A montagem dirigida por Luiz Fernando Marques é baseada no processo de higienização urbana no fim do século 19, no Brasil. O espetáculo será apresentado na Casa Vermelha.