A arte dos biombos portugueses chega a Curitiba hoje numa exposição que abrirá às 20 horas no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba. São sete biombos feitos por artistas comtemporâneos plásticos portugueses em 1993, data da comemoração dos 450 anos da amizade luso-japonesa.
Depois de passar por Portugal e Angola a exposição chegou ao Brasil em abril desse ano e já percorreu outras capitais antes de desembarcar em Curitiba.
A utilização do biombo pela cultura portuguesa surgiu em 1543 graças a navegadores que passaram um ano no Japão. Com o passar dos tempos tornaram-se peças valorosas em exposições de arte e museus. Muitos exemplares, ainda hoje, trazem o encontro entre as duas culturas em seus desenhos.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Na exposição que inicia hoje, a arte dos portugueses Graça Morais, Carlos Carreiro, João Vieira, António Palolo, António Viana, Pedro Proença e José de Guimarães surgiu de um desafio feito pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: uma incursão no universo dos biombos.
Como resultado desse desafio surgiram simetrias simbólicas com conotação sagrada, letrismo, projetos lúdicos, serpentes e é claro a ligação com o oriente. Os biombos ficam em Curitiba até o dia 20 de dezembro.
Serviço: "Biombos dos Portugueses" no MuMa - Museu Metropolitano de Arte de Curitiba,(República Argentina, 3430). De terça a sexta-feira, das 13h às 20h30 e sábados e domingos, das 15h às 18h30. Entrada Franca.