A mártir curitibana Maria Bueno foi a fonte de inspiração para o artista plástico André Malinski (Anilina) em sua exposição "Grato Maria Bueno", que está em cartaz no hall do prédio da Secretaria da Cultura. A mostra poderá ser vista até o dia 16 de maio.
São sete fotografias, uma instalação com sete immagens de Maria Bueno em diversas cores, pintura e bordado sobre telas e sete estandartes.
"A curitibana Maria Bueno tem histórico triste o suficiente para tornar-se mártir da feminilidade", diz Malinski. "Nestas obras, assim como na peça teatral de Raul Cru, o enfoque está na feminilidade e todas as suas faces. Cada mulher carrega em si todas essas versões da história sobre Maria Bueno. Seus personagens vão se revelando a medida que se fazem necessários, sem deixar de ser, contudo, aquela mesma santa mulher", explica o artista.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Ele diz ainda que "Grato Maria Bueno" é a exposição onde nossa "santa" de casa faz o milagre de se multiplicar em várias técnicas e suportes para salientar a força da fé e da feminilidade. A mostra tem a participação especial do fotógrafo Sérgio Sossela.
Serviço: A mostra "Grato Maria Bueno", de André Malinski (Anilina) poderá ser vista até o dia 16 de maio no hall de entrada da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240).